TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA EDUCATIVA CURRICULAR II

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

REDE FUTURA DE ENSINO[pic 1]

ADRIANE SILVA MAJELA DE SOUZA

PRÁTICA EDUCATIVA CURRICULAR II

MANHUAÇU – MG

2019

REDE FUTURA DE ENSINO

ADRIANE SILVA MAJELA DE SOUZA

PRÁTICA EDUCATIVA CURRICULAR II

Trabalho apresentado como requisito parcial para a nota semestral do Curso de Pedagogia na Disciplina Prática Educativa Curricular II.

Tutora: Flávia Regina Fernandes

MANHUAÇU – MG

2019

A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Atualmente a infância possui seu lugar na sociedade, a Educação Infantil engloba as crianças de 0 a 5 anos. Nas creches de 0 a 3 anos e 11 meses, e no Pré-escolar de quatro e cinco anos, hoje o Ensino Fundamental é a partir dos 6 anos de idade e é essa a idade obrigatória. A idade de 0 a 5 anos a criança não é obrigada e seus responsáveis não são obrigados a matriculá-las na Educação Básica.

Na Educação Infantil encontra-se abrangido um período da infância que se caracteriza por marcantes aquisições de conhecimentos como:

  • O andar;
  • A fala;
  • O controle ao usar o banheiro;
  • O faz de conta (imaginação);
  • O uso de diferentes linguagens.

O desenvolvimento da criança ocorre de forma concomitante no que se diz respeito ao biológico e aos conhecimentos que se encontram ao seu redor. É nesse momento que se busca trabalhar a motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade, ações que interagem com outras pessoas e ambientes em que a criança passa a estar exposta desde ao nascer. Cada indivíduo possui uma forma própria de agir, sentir e pensar, assim cada um modifica essas ações da maneira que se sente mais confortável.

A educação infantil pode ser vista como forma de socialização e de experiência educacional que precede a escola fundamental, sendo demandada atualmente por um número cada vez maior de famílias, de todas as classes e estratos sociais. Isso faz com que a presença de crianças pequenas fora da família, em espaços coletivos de cuidado-e-educação, seja um fenômeno sociológico de dimensões crescentes nas sociedades contemporâneas, despertando atenção dos pesquisadores.

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança se encontram baseados em: conviver, brincar, explorar, participar, expressar, conhecer-se.

A música em todo o seu contexto tem como objetivo trabalhar os campos de experiências que são apresentados a serem levados em consideração no processo de desenvolvimento da criança em meio a educação infantil e sua etapa da infância.

Os campos de experiências são:

O eu, o outro e o nós. Interação entre os pares (família, instituição escolar, comunidade).

Corpo, gestos e movimentos: através dos movimentos corporais as crianças exploram o meio em que vivem desde seu nascimento, conhecem e reconhecem por meio de sensações os limites e as habilidades que possuem.

Traços, sons, cores e formas: o desenvolvimento por meio do lúdico, com músicas, encenações, com suas culturas e costumes, possibilita maior aprendizagem e concepção de seu espaço na sociedade.

Escuta, fala, pensamento e imaginação: por meio da curiosidade que a criança possui, ela descobre o mundo ao seu redor através de momentos em que ocorrem a contação de historias e suas interpretações. O faz de conta das brincadeiras das crianças estimulam os pensamentos, o ouvir e a conversação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: descobrir os espaços, ruas, fenômenos naturais, localização.

Dentro das perspectivas dos campos de experiências, as músicas têm como intuito englobar atividades que envolvam as brincadeiras, o lúdico, o faz de conta, a alfabetização e o letramento como práticas pedagógicas essenciais no desenvolvimento das crianças, pois estar em contato com as outras pessoas utilizando-se de seus gestos e movimentos, sabendo ouvir e se expressar, de maneira alegre e prazerosa, dentro do universo infantil tende-se a ser por envolvimento da ludicidade das brincadeiras e da imaginação e nada melhor do que realizar tais ações de maneira agradável e melódica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com