TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR II: AVALIAÇÃO PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE

Por:   •  5/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]         UU

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………….4

2 RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCENDENTE…………………………………………………………………………….5

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ……………………………………………………….6

4 DISCUSSÕES ……………………………………………………………………………..7

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ……………………………………………………………..8

6 REFERÊNCIAS ………………………………………………………………….………..9

1 INTRODUÇÃO

 

O seguinte relatório trata-se de estágio curricular obrigatório do curso de bacharel em educação física, no período do dia 08/02/2021 até o dia 25/04/2022, em uma Assessoria de corrida, treinamento funcional e aulas de ciclismo, totalizando 120 horas, com a supervisão do supervisor de campo Marcelo Mayer.

O estágio curricular obrigatório é de suma importância, pois somente nele que conseguimos aperfeiçoar e colocar em prática o que aprendemos no curso e ganhar experiência para o mercado de trabalho.

O objetivo desse estágio é o aprimoramento no treinamento de corrida, realização de atividade física por parte dos alunos, que variam a idade entre 16 á 85 anos, com variação de aulas e materiais utilizados em uma grande área para a sua realização no próprio local.

No período da atividade no estágio, as minhas responsabilidades eram de alongamentos nos atletas antes e após as atividades, intervir caso eram executadas de forma errônea, organização do ambiente de trabalho antes e depois das atividades e realizar o cronograma de atividades do dia, com a supervisão do supervisor de campo, Marcelo Mayer.

2  RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

O estágio foi realizado na Assessoria Guana Trainer, empresa que está no ramo há mais de 15 anos, localizado em Belo Horizonte, no bairro Bandeirantes. Localizado em uma região privilegiada, na Orla da Lagoa da Pampulha, amplo espaço para a realização das atividades de treinamento funcional, corrida e ciclismo, contendo bicicletas, tanto indoor quanto para outdoor, materiais para atividade funcional, como pesos de variadas cargas, step, barras, esteiras para a realização de corridas indoor, dentre outras atividades. No período fui supervisionado pelo sócio proprietário da assessoria, o Professor Marcelo Mayer.

A Assessoria ainda possui estrutura com alguns aparelhos novos, para um melhor benefício dos alunos e atletas, contendo também uma sala para a realização de consultas e avaliação física, vestiários, bebedouros, cooler para hidratação ao longo da Lagoa da Pampulha, som ambiente, WiFi e estacionamento.

Ainda no local, 3 professores e 4 estagiários para o melhor atendimento dos seus frequentadores, além de contar com outros profissionais que realizam massagem relaxantes e esportiva, fisioterapeutas em parceria com a Assessoria.

Mesmo sendo uma empresa privada, a Assessoria apoia um projeto de corrida chamado CORRE LEGAL, onde menores infratores se deslocam para a o local, realizam as atividades físicas e retornam para o presidio após. Essa parceria atende cerca de 50 menores infratores, entre 12 e 17 anos.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Antes de realizar o estágio na localidade, fui aluno de corrida por cerca de 30 meses, onde pude conhecer melhor as atividades ali representadas. No dia 08 de fevereiro de 2022 fui apresentado pelo Professor Marcelo Mayer aos alunos como treinador, pois, muitos já me conheciam como aluno, acompanhando os treinos por conta do estágio. Após essa apresentação, iniciei as atividades onde eu observei a forma de trabalhar no local.

As atividades realizadas na Assessoria se concentram, em saúde, bem-estar, fortalecimento, tanto para pessoas que não executam a corrida, mas, principalmente para aqueles que realizam essas outras atividades (Ciclismo e Corrida). Com o passar do tempo, o Professor me auxiliava e informava o quanto esse tipo de atividades de fortalecimento era importante na saúde dos atletas e alunos, pois, o local conta com vários alunos idosos, e me explicava também que com o avanço da idade mudanças significativas ocorrem.

De   acordo   com   Simão (2007) mudanças   significativas   na   massa   óssea   muscular   com   o   avanço   da   idade   podem   levar   ao   desenvolvimento   de   danos funcionais, prejudicando a qualidade de vida dos indivíduos.

Durante todo o período que estive realizando meu estagio, o cronograma de atividades era proposto de acordo com a evolução dos alunos e principalmente para o objetivo que eles precisavam de fato. Por se tratar de alguns alunos que estavam se preparando para maratonas e meias maratonas, os treinos eram exaustivos e várias vezes monótonos, fazendo com o que os alunos desanimassem e lesionassem. O professor Marcelo sempre me orientava a como não fazer seu aluno perder o foco do treinamento e informando-os sobre os benefícios de realização das atividades físicas. Além disso, vários alunos estavam ali por conta da obesidade e outras várias doenças por conta de hábitos não saudáveis.

De acordo com Costa e Fisberg (2005), numerosos estudos prospectivos tem apontado a obesidade como causa de diversas complicações em vários sistemas orgânicos, sendo que, adultos obesos apresentam maior risco de morbidade e mortalidade para doenças arteriais, hipertensão, diabetes tipo II, e alguns tipos de câncer.

Com o passar das atividades eu ouvia dos alunos a melhora que eles estavam tendo em ações relativamente simples, mas que o sedentarismo os impedia. Ainda sobre isso Nahas (2003), estudos apontam que pessoas fisicamente ativas têm um aumento na expectativa de vida, produtiva e independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com