TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docent no Ensino Superior

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Unidades – 3 e 4 – DIDATICA NO ENSINO SUPERIOR

quais são as características necessárias a um bom docente de ensino superior?

PRINCIPIOS PARA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Texto: Silvano Capeletti Ferreira – 24 de abril de 2018

No passado, compreendia-se que os alunos do ensino superior seriam pessoas adultas, formadas intelectualmente e que não precisariam de um direcionamento pedagógico.

Bastava apenas uma boa comunicação e um conhecimento amplo no âmbito em que pretendesse lecionar. Conforme Silva e Borba (S.D.I) [...]Os estudantes universitários, por já possuírem uma “personalidade formada” e

por saberem o que pretendem, não exigiriam de seus professores mais do que competência para transmitir os conhecimentos e para sanar suas dúvidas”.

Além de um amplo conhecimento em sua área e bom desempenho pedagógico, o docente universitário deve ter uma base solida em conhecimentos gerais.

Isto é, “ir além do conhecimento em sua área, ter uma visão geral de tudo que passa ao seu redor e o que o discente anseia.

Desta forma, o Professor universitário deverá ter consciência do seu papel, sabendo que nos dias atuais, principalmente com a globalização, o aluno possui senso critico, visão holística sobre os assuntos abordados e poderá sempre refutar as ideias e métodos apresentados. Embora o docente tenha total controle do conteúdo a ser apresentado, “deverá sempre sair de sua zona de conforto”, buscando conhecer cada vez mais o universo, as aspirações do discente. Isto será possível com “pesquisa, domínio pedagógico e integração ao mundo globalizado”.

Pesquisas feitas com alunos durante os cursos de graduação, trás a maioria

das reclamações referindo-se a “falta de didática dos professores”. Por este motivo, aumenta a cada dia a oferta de cursos para Didática do Ensino Superior, este é um sinalizador de que “o docente deve se preocupar em como o conteúdo está sendo absorvido pelo aluno e não somente em aplicar o seu conteúdo programático”.

Para (Abreu e Masetto, 1986 apud Silva e Borba, S.D.I), uma das mais importantes opções feitas pelo professor, dá-se entre o ensino que ministra ao aluno e a aprendizagem que este adquire.

O Docente deve acompanhar o processe de entendimento do aluno, conhecer suas limitações e trabalharem juntos.

O termo didática, deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Seu uso difundiu-se com o aparecimento da obra de Jan Amos Comenius (1592 – 1670). Didática Agna, ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. (Silva e Borba (S.D.I),  

O bom docente, consegue adequar a sua didática á uma boa relação, professor-aluno, incentivar o pensamento, desenvolver suas próprias ideias e também conflitos a serem resolvidos.

Segundo Santos (2001, p. 71) Toda atividade precisa ser significativa para o aluno (não mecanizada), ou seja, deve estar relacionada com conhecimentos, experiências e vivencias do aluno, permitindo-lhe formular problemas e questões de interesse, entrar em confronto experimental práticos relevantes, participar do processo de aprendizagem e transferir o que aprendeu para outras situações da vida.

REFERENCIAS

SILVA, DA N. R; BORBA, O. E. A Importância da Didática no Ensino Superior. Sem data indicada.

SANTOS, S. C.D. O Processo de Ensino-Aprendizagem e a Relação Professor-Aluno: Aplicação dos “Sete princípios para a boa pratica na educação do ensino superior”. São Paulo, V.8, N.1, janeiro/março, 2001.

MARTINS, Luiz Paulo. Afinal, o que é ser professor? - Disponível em: .Acesso em: 22 abr. 2018.

 

SCHWART, Suzana, BITTENCOURT, Zoraia Aguiar. Quem é o "Bom Professor" Universitário? - Estudante e Professores de Cursos de Licenciatura em Pedagogia dizem quais são as (ideias) qualidades deste profissional. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2018

 

SILVA, Léa Ribeiro da S. Docência na Contemporaneidade: Desafios para Professores no Ensino Superior.Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2018

 

SOMACAL, Criatiane Maccari; RIBEIRO Mayara F. de B. S. A Identidade do Professor Universitário – Disponível em < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25079_13293.pdf>. Acesso em 22 abr. 2018

 

GUALDA, Linda Catarina. A prática docente no ensino superior: a relação professor-aluno e os desafıios de um ensino significativo. Anais dos trabalhos dos professores apresentados no 1º SEMTEC-Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico. , 30, 2014

LIBÂNEO, J. C. Questões de Metodologia do Ensino Superior – A Teoria HistóricoCultural da Atividade de Aprendizagem. Palestra realizada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás no dia 05 de agosto de 2003. Disponível em http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/questoes.pdf acessado em 20 de abril de 2018.

RIOS, Gilma Maria; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SILVEIRA, Ludiana Martins. Qualidades de um professor universitário: perfil e concepções de prática educativa. Ensino em Re-Vista, 23.1: 127-147.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com