TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pasta de Estágio

Por:   •  2/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.724 Palavras (15 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES[pic 1]

Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação

Centro de Ciências Humanas – CCH/ DEPE

Curso de Pedagogia

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANALICE CARDOSO NETO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

EDUCAÇÃO INFANTIL

MONTE AZUL/MG

DEZEMBRO/2020

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANALICE CARDOSO NETO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório do Estagio realizado no Pré-Escolar Municipal Dona Baratinha e apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB – como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I: Docência na Educação Infantil.

Professor Formador: Wescley Dinali

MONTE AZUL /MG

DEZEMBRO/2020

RESUMO

O presente trabalho tem o propósito de relatar experiências e tecer algumas reflexões construídas no Estágio Supervisionado I em Educação Infantil do Curso de Pedagogia Unimontes Polo de Monte Azul. O estágio foi realizado no Pré-Escolar Municipal Dona Baratinha, localizada na cidade de Monte Azul – Minas Gerais no ano de 2020.   O estágio foi realizado de acordo com o plano reformulado e adaptado a pandemia Covid 19 e teve por objetivos compreender as características e a organização do estágio supervisionado na Educação Infantil, perceber a pesquisa no estágio e o estágio como pesquisa, identificar algumas das especificidades do trabalho docente na Educação Infantil e somar os conhecimentos através da observação e análise, das práticas vivenciadas em sala de aula. O relato das experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, debatendo as contribuições e desafios enfrentados durante o percurso de estágio. Desse modo, é importante explanar as contribuições que esse processo de experiência contempla na formação desse individuo, favorecendo a construção da identidade desses discentes como futuros pedagogos.

Palavras-chave: Estágio. Experiências. Desafios. Educação Infantil. Formação.

.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        6

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO PROFESSOR        7

2.3 RELATO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA        7

3 CONCLUSÃO        12

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

5 ANEXOS        15

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório possui como finalidade evidenciar o Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil, realizado de acordo com o plano reformulado e adaptado a pandemia Covid 19. Conforme indicado nos materiais de estudos foi possível descobrir a extensão dos trabalhos do professor da Educação Infantil e dos gestores da escola observada. Nesse trabalho tem a intenção de tornar visível o estágio na Educação Infantil que teve por objetivos: Compreender as características e a organização do estágio supervisionado na Educação Infantil; Perceber a pesquisa no estágio e o estágio como pesquisa; Identificar algumas das especificidades do trabalho docente na Educação Infantil e Somar os conhecimentos através da observação e análise, das práticas vivenciadas em sala de aula.  Através do estágio se abre portas para ter contato com a teoria e prática relacionando com a realidade da profissão. Oportunizando adquirir estratégias de trabalho, vivenciar com situações reais do cotidiano escolar onde futuramente será o local de trabalho. Sendo assim refletir sobre a profissão escolhida, através dos demais profissionais da gestão escolar, administrativas, equipes pedagógicas e em contato com as crianças.

O estágio é um processo vivido fora da Universidade que nos permite enquanto alunos e futuros profissionais da educação uma grande contribuição para a nossa formação, na medida em que nos possibilita conhecer e vivenciar o cotidiano de uma escola e refletir sobre as práticas pedagógicas, [...] “o estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores” (FELÍCIO; OLIVEIRA, 2008, p. 217).

Na formação dos futuros pedagogos é imprescindível o estágio, nessa fase o acadêmico faz suas descobertas, sobre ser pedagogo. Conhece a realidade das escolas e seus alunos, tem a possibilidade de ter contato com os materiais de trabalho, como de avaliar e  experimentar o sabor do conhecimento adquirido. Formando acadêmicos preparadas para o campo de trabalho de forma ativa com capacidade de enfrentar as dificuldades e entender os próprios anseios, tendo por satisfação o ensino da educação infantil. Pois na vivência com a realidade da escola em contato direto da profissão diante dos desafios da prática docente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O objetivo inicial deste trabalho é caracterizar o Pré Escolar Municipal Dona Baratinha localizada na Rua Governador Magalhães Pinto, nº 523, Bairro São Geraldo, no município de Monte Azul - Minas Gerais.

Ressaltando que todas as observações desse relato são através de informações dadas pela Diretora da Escola através de vídeo conferência e do documento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, referente ao PPP do ano de 2016, portanto desatualizados em 2020. Isso é devido ao cumprimento a Resolução do (Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais) CEE/MG Nº470, de 27 de junho de 2019, que dispõe, que os Municípios com Sistema Próprio de Ensino, deverão proceder às adequações atualizações necessárias ao Currículo Municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e as normativas do CEE/MG; alterado em relação à BNCC. Fato esse que com a pandemia, sobreveio a sobrecarga nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE), e o prazo para atualização dos PPPs das escolas se estendeu ao longo de 2020, mas ainda em razão a essa grande sobrecarga o PPP atual, no caso da Pré Escolar Municipal Dona Baratinha e Demais escolas de Minas Gerais não foi homologado, portanto não podendo  assim ter acesso ao mesmo, que está em fase de atualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com