TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Por:   •  30/5/2023  •  Seminário  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

A Paz, Justiça e Instituições Eficazes referem-se ao décimo sexto objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030. Isto significa que as nações que adotaram este plano de ação global da ONU precisam de promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas até ao ano de 2030. Convém mencionar que estas medidas entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016. Ou seja, são 15 anos para o cumprimento deste ODS.

Atualmente, o mundo vive a maior crise de refugiados desde o fim da Segunda Guerra Mundial. As principais causas desta realidade são as guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência nos direitos humanos. Segundo estimativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o número de pessoas deslocadas à força no mundo em 2020 ultrapassou 80 milhões, o que representa cerca de 1% da população mundial. Por isso, o incentivo às sociedades pacíficas deve tornar-se numa importante e urgente luta de todas as nações.

Está no terceiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Garantir estes direitos significa promover uma transformação: de uma cultura de violência para uma cultura de paz. E essa transformação precisa permear todas as relações, em todos os lugares. Paz um conjunto de valores que se desenvolve através da não violência, da aceitação, da justiça e da comunicação. A paz é a principal característica de uma sociedade civilizada. Atualmente, diante de diversos acontecimentos negativos como ameaças de violências, ataques ocorridos que coloca em xeque a segurança dos educandos e profissionais da educação, abalando a todos emocionalmente, em consonância com a com a Proposta Curricular de SC e SED, se faz necessário realizar projetos que levem em conta as situações vivenciadas e se desenvolva práticas que amenizem a situação e preocupação de todos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a oferta da disciplina de religião é obrigatória por parte das escolas públicas que possuem o Fundamental. Percebe-se que nas escolas onde lecionamos, a disciplina de Ensino Religioso é a responsável por levar até nossos alunos o conhecimento necessário para a cultura da paz, juntamente com as demais disciplinas de forma interdisciplinar esse. Algumas escolas de Santa Catarina estão aliando projetos e ações pedagógicas que enfatizem a cultura de paz envolvendo toda a comunidade escolar. Na escola Doutor Francisco Izabel, em Mafra, um painel com desenhos para evitar o bullying foi montado. Já na escola José Zancheti, em Abdon Batista, os estudantes montaram a palavra paz e cantaram a música da banda Roupa Nova “A Paz”. Na E.M.E.B. Alzira Ramos de Souza de Santa Rosa do sul os estudantes e professores fizeram uma palestra e apresentações de música e cartazes e ao final do período letivo realizaram um abraço simbólico na escola e soltaram balões brancos. Na educação atividades como essa é nada mais que valores, em primeiro lugar vem o respeito, seguido de valores de convivência, diálogo, o respeito as diversas opiniões, a cooperação num todo, uma convivência sem preconceitos de forma, cor, religião ou gênero.

Respeitar as diversas opiniões e ser justos vimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com