TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Para Licenciados

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Discente: Felipe P. Alves | RGM: 29925291 

Pedagogia para licenciados

I.Tema:

 Pensando sobre as categorias de escrita da língua e o uso das letras maiúsculas e minúsculas, fracionamento/ segmentação entre palavras e pontuação.

II. Dados de identificação:

Série: 2º Ano EF

Duração: Aproximadamente uma hora.

III. Objetivos: Identificação e construção do sistema alfabético e da ortografia.

IV. Conteúdos: Empregar, durante a produção textual, grafia correta de palavras conhecidas ou organizações silábicas já entendidas, letras maiúsculas em início de frases/ substantivos próprios, segmentação entre palavras, ponto final, interrogação e ponto de exclamação.

V. Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01 

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas):

  • Etapa 1: iniciar a aula trabalhando com o gênero advinha, indagando-as com algumas charadas (exemplo: ‘’o que é o que é? É feito pra andar e não anda?’’  ‘’por que o elefante usa óculos verde?’’). Logo após a charada, dizer para as crianças: ‘’Em breve refletiremos sobre as respostas corretas dessa charada, porém, antes, gostaria de saber, vocês já algum texto assim? Algumas revistinhas de charada? Qual o objetivo dessas charadas, o que elas propõem?’’.

O esperado é que as crianças respondam que são textos que trazem uma pergunta/ desafio que servem para ser respondidas com base nos seus conhecimentos e nas dicas.

Evidenciar que trabalharemos textos com essa mesma proposta, e que nomeamos de advinhas, além de trabalhar o gênero anedota, que é basicamente um texto humorístico com advinha, além de mais algumas particularidades.

  • Etapa 2: Logo após as leituras de 1 à 5 min, referente as advinhas trazidas (tempo necessário para decifrar), a resposta correta seria ‘’a rua’’ para o primeiro advinha e para a indagação do elefante, a resposta correta seria: ‘’para ver de perto’’. Para a compreensão dessa charada referente ao ‘’elefante’’ é necessário que os alunos compreendam a oralidade de ‘’verde, perto’’ e também perceber que a oralização dessa estrutura é semelhante à cor verde (exaltada na charada), para que isso ocorra, é necessário enfatizar essa resposta e logo após, corrigir conforme as respostas dadas.

  • Etapa 3: Ao término da etapa 1 e 2, perguntar para os alunos: ‘’O que vocês acharam dos advinhas?’’ (como é algo divertido de se trabalhar, o esperado é uma resposta positiva dos alunos). Por seguinte, perguntar: ‘’Vocês conhecem outros advinhas? Alguém poderia falar algum?’’ (espera-se um retorno positivo com essa pergunta, onde o aluno compartilha com a turma algum advinha.

Ao final, evidenciar que advinha é um texto que propõem adivinhação, e nela há uma questão, pergunta, e que se espera uma resposta, o advinha também traz um certo tom de humor, alguns se inciam com ‘’O que é o que é?’’ outros não.

VII. Recursos didáticos: Quadro, projetor, anedotas já selecionadas.

VIII. Avaliação: avaliação da aprendizagem em si, sem classificar o aluno. Observação da participação, avaliação contínua e formativa, dando a oportunidade para o professor conseguir observar quem não está acompanhando a atividade, para um melhor entendimento das suas limitações, sempre acompanhando a desenvoltura da turma.

IX. Bibliografia:

LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES. Páginas: 85 a 107. Disponível em:  Unidade 2 BNCC.pdf

CELEPAR. (n.d.). Língua Portuguesa - 2oano - Referencial Curricular do Paraná. Www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br. Visitado 23 de maio, 2022, disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudoconteudo.phpconteudo=95#:~:text=(EF2LP01)%20Utilizar%2C%20ao%20produzir

Charadas com Respostas. (n.d.). Racha Cuca. Visitado 23 de maio, 2022, disponível em:  https://rachacuca.com.br/charadas/

X. Anexos(se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com