TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Segunda Graduação: Pedagogia para Licenciados

Por:   •  15/12/2023  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Segunda Graduação: Pedagogia para Licenciados

Disciplina: Teorias e Práticas do Currículo

Tutor :Polyana Castelo

Aluna: Keyty Rian de Paula Santos Almeida

A disciplina propostas pedagógicas em artes trata de diversas proposições pedagógicas em artes visuais e tem como principais objetivos trazer reflexões sobre as ações didático-pedagógicas atuais, com abordagens teóricas e práticas, a fim de ampliar as experiências educacionais na formação do docente de Artes. Também estudar as diferentes concepções de arte e da sua relação com o ensino para criar ambientes de aprendizagem a partir de projetos que contemplam propostas pedagógicas embasadas na criação/produção; percepção/análise; conhecimento e contextualização conceitual-histórico-cultural da produção artístico-estético da humanidade. Por essas e outras que é necessário começar a mudar essa realidade. Afinal, parte dessa problemática se resolve com capacitações e metodologias desenvolvidas para atrair os alunos. O Professor pode trabalhar a arte de forma lúdica e interessante em sala de aula, ouvindo a opinião dos estudantes, utilizando o que eles trazem do mundo externo à escola, entre outras didáticas.

 O ensino de arte na Educação Infantil tem o objetivo de ampliar o espectro de experiências da criança com a arte para além daquelas já presentes em seu dia a dia e promover, nessas experiências, oportunidades para que ela tenha momentos em que as atividades artísticas sejam o foco do aprendizado. Muitos dos fundamentos artísticos vivenciados no Ensino Infantil, serão novamente experimentados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, porém por meio de novos procedimentos e com foco na sistematização e conceituação dos elementos estruturais de cada manifestação artística, que são apresentadas de maneira simples e adequada, sempre traçando paralelos entre cada manifestação de arte. Nessa etapa de estudo, além do trabalho com as competências lógica, analítica e crítica vinculadas ao fazer artístico; outro trabalho igualmente importante é iniciado também de forma sistematizada: os contextos da arte  a partir da introdução à biografia de autores e de características históricas e culturais de obras trabalhadas em sala de aula e propostas no material didático.

Atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula.

 Mosaico coletivo : A ideia dessa atividade é juntar diversas cartolinas e picá-las. Em seguida, todos os alunos devem construir um desenho juntos. Além desta atividade fortalecer a liberdade de expressão, ajuda a desenvolver o trabalho coletivo entre a turma.

Uso de materiais que iriam para o lixo : Outra atividade que você pode levar aos alunos da educação infantil é o uso de materiais que iriam para o lixo. Nessa atividade, você pode trabalhar também outros temas, tais como formas geométricas.

Obras de arte famosas para ser pintadas: Essa primeira atividade traz além da expressão artística, o conhecimento de obras de artes renomadas. Além dos desenhos, você fala com os alunos um pouco sobre a vida do artista, sobre seus diferenciais e sobre as cores que o mesmo usava e o porquê do uso.

As aulas de arte desenvolvem várias habilidades nos alunos. Traz também um enriquecimento dos conhecimentos e ela faz com que possamos criar, refletir e nos tornar seres humanos mais críticos e cidadãos mais responsáveis. Aumenta a criatividade permitindo que as pessoas entendam melhor o mundo em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com