TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Para Licenciados

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Pedagogia Para Licenciados (Licenciatura)

Prática de Ensino em Gestão Educacional

Nome:

2022

        ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I 

        Uma análise reflexiva das metas 4 e 5 do PNE

        O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei que entrou em vigência dia 25 de junho de 2014 e que apresenta 20 metas a serem alcançadas até 2024, obrigando o país a planejar o futuro de seu ensino, com o objetivo de oferecer educação de maior qualidade a todos os brasileiros. Dentre as metas apresentadas destaco duas:

        Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

        A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) instrui o sistema de ensino a garantir o acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, no entanto, para a implementação desta meta devem ser inseridas em todas as salas de aulas recursos multifuncionais e estimular a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas (Estratégia 4.3)

        Para se ter um atendimento escolar a todos os PcD bem implementado, políticas públicas devem fortalecer os sistemas de inclusão em todas as suas fases, promovendo e custeando todas as ações necessárias com seriedade e bom planejamento, disponibilizando funcionários aptos para atender o público que atende. O professor atuante na educação especial deve ser bem instruído durante sua formação sobre conhecimentos específicos de acessibilidade, possibilitando sua atuação no atendimento educacional especializado, aprofundando o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial (BRASIL, 2008).

        Portanto, a educação especial deve ocorrer de maneira especializada e com qualidade da educação básica até o nível superior, mas para que isso aconteça e que as metas sejam alcançadas, seriam necessários mais estímulos à formação contínua de educadores e demais profissionais envolvidos no processo educacional, uma garantia de acessibilidade urbana, arquitetônica, veicular e garantir o apoio necessário a família, além de mais investimentos em recursos para a execução de suas estratégias, que são muito boas mas não são executadas com excelência, extraindo da meta 4 do PNE o máximo proveito possível.

        A segunda destacada é a Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

        Um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação em 2021 trouxe um índice de 40,8% de analfabetismo entre crianças de 6 e 7 anos no país. Para chegar a essa conclusão, a ONG analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE respondida pelos responsáveis das crianças. O índice teve um salto de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021. Segundo a ONG, essa queda no índice de alfabetização é reflexo da pandemia de Covid-19, que causou a suspensão de aulas presenciais e obrigou as redes de ensino a se adaptar nos últimos dois anos, o que evidenciou a desigualdade que já existia antes da pandemia.

        Uma das estratégias do PNE para o cumprimento da meta 5, situa-se a estruturação de processos pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em articulação com estratégias que deverão ser desenvolvidas pela pré-escola, com qualificação e valorização dos professores alfabetizadores e apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças (Estratégia 5.1).

        Nesse sentido, está proposto o fomento ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e de inovação das práticas pedagógicas, bem como a seleção e divulgação de tecnologias que sejam capazes de alfabetizar e de favorecer a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos alunos. Tudo isso sem que se deixe de assegurar a diversidade de métodos e propostas pedagógicas nos processos de alfabetização (Estratégias 5.3 e 5.4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (215.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com