TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia da Autonomia - Primeiras Palavras

Por:   •  29/11/2017  •  Abstract  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciatura em Pedagogia - Matutino

Disciplina – Didática I                  

Docente – Lílian Moreira Cruz

Discente – Adelaide Elaine dos Santos Santana

Data – 28/09/2017

Pedagogia da Autonomia - Primeiras Palavras

Este resumo versa sobre o capítulo Primeiras Palavras, contido no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, editora Paz e Terra, 2011, do autor Paulo Freire. Nele o autor discorre acerca da importância e relevância do tema tratado no decorrer do livro, a formação docente em consonância com uma reflexão acerca da prática educativa favorecendo a autonomia do ser do educando.

Refere-se durante a descrição, como sujeito observador parcial frente às injustiças submetidas aos indivíduos excluídos, porém o faz com um ponto de vista baseado em uma ética universal do ser humano, que o mesmo diferencia da ética de interesse do mercado, apenas voltada para os lucros, como uma ética que condena as desigualdades em todos os âmbitos da condição humana. Convoca ainda os professores à responsabilidade ética na docência, como prática formadora de sujeitos e não apenas educativa, e para a luta por essa ética universal, vivenciando-a em suas relações com os educandos, em suas práticas, em suas maneiras de lidar com citações de outros autores, em ser ético na sua concordância ou discordância, expondo suas razões para tal posicionamento, porém sem denegrir o outro.

Descreve a importância da formação ética bem como a científica do educador, que servirá de exemplo aos seus alunos para a capacidade de conviver, compreender e aprender com o diferente, através do respeito.

Conclui expondo que cada ser está presente no mundo como sujeito pensante, crítico, ativo e transformador, e que o futuro é fruto do movimento e das suas ações, criticando assim o discurso neoliberal da fatalidade e imobilização, que coloca a prática educativa apenas como meio de adaptar o educando à sobrevivência na sua realidade social.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com