TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Aprendizagem

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

A utilização da linguagem é a forma de comunicação e expressão comum entre pessoas de todas as sociedades mundiais. Partindo da idéia de que a línguagem se transforma entre os grupos humanos, ao longo do tempo, passamos a analisar alguns pontos relevantes sobre aquisição de escrita e leitura favorecendo-nos a compreensão do processo de conhecimento da lingua portuguesa.

O objetivo do presente trabalho de Produção de Aprendizagem é fazer uma análise sobre a concepção de aprendizagem da escrita e da leitura, tendo como foco principal a alfabetização. A escrita da língua portuguesa possui uma relação bem ampla sobre alfabetização e escrita. Assim passamos a observar que entre leitura e escrita há uma grande conquista de direitos sociais, civiis e políticos. Esta relação pode ser analisada sob dois aspectos fundamentais. O da negação e o de afirmação. O da afirmação discute a idéia de que só quem sabe ler é capaz de escrever bem, desde a primeira fase de aprendizado até suas práticas como adulto. A outra idéia, a da negação, aponta que só quem sabe ler é capaz de agir politicamente. Esta última idéia oculta os reais determinantes da exclusão da cidadania admitindo-se que agir é partcipar politicamente nas decisões sociais.

Refletir sobre os processos linguísticos ao qual estamos inseridos nos faz compreender as diversas formas de comunicação e expressão, as quais estão bem postas em todos os grupos sociais. Afinal, vivemos numa sociedade grafocêntrica, onde a alfabetização torna-se instrumento necessário na luta pela conquista da leitura e da escrita e onde o próprio saber contribui para uma boa conquista da cidadania.

Podemos afirmar também que é presente a necessidade de assumir uma reflexão sobre alfabetização e o letramento num quadro mais amplo, social, político, cultural e ideológico. Assim como refletir sobre as práticas do processo de alfabetização, língua portuguesa e o letramento no ensino superior, bem como o início da alfabetização desde a aprendizagem das funções da escrita até suas práticas superiores.

Para que pudéssemos discorrer sobre tais processos de aquisição da linguagem e concepção de ensino, recorremos aos autores das obras citadas no referencial teórico desta produção, tendo suporte nas nossas tele-aulas assistidas no polo presencial.

A presente Produção de Aprendizagem está constiuída das dsicplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Alfabetização e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto. No entanto faremos uma abordagem teórica no sentido de estabelecer relações de aquisição da leitura e escrita como forma de inserção social no exercício da cidadania. Outro sim, destacaremos também a relação de aprendizagem com o desenvolvimento cognitivo de um ser, numa proposta de construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual. E numa perspectiva de crescimento, o texto aborda também as implicações do processo de aquisição da escrita com a língua materna e sua contribuição no ensino da língua portuguesa. Ao final refletiremos sobre a perspectiva de produção de texto valorizando a escrita como forma de desenvolvimento de diversas práticas sociais.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.

A proposta de desenvolvimento de um aluno na formação do curso de pedagogia propõe em seus estágios especificidades, traz também em seu contexto a clareza da necessidade de produzirmos cada vez mais um conhecimento que, para além do atendimento às necessidades atuais, aponte as possibilidades de encaminhamento para uma sociedade igualitária e consequentemente uma educação que busque a formação integral do ser humano.

A escola e todos os espaços educativos presentes em nossa sociedade exigem que os profissionais atuantes nestes espaços atendam aos mais diversos desafios postos no cotidiano. Atender a diversidade cultural e educativa, aos processos tecnológicos e comunicacionais, e principalmente atender ao desafio ético de relacionamento entre homens e também em relação à sustentabilidade do nosso planeta, impondo aos profissionais uma postura que exija um conhecimento aprofundado para agir diante da realidade de forma consistente e consciente.

Desta forma se faz necessário a compreensão dos fatores que levam as pessoas a desenvolverem a comunicação verbal e escrita. As diversas formas de estabelecer a linguagem como forma de comunicação entre os seres humanos, aproxima a qualidade na interpretação das idéias que são organizadas por meio de diferenças regionais. Vivemos num país em que existe influência de diversos povos do mundo, sendo assim cada região possui características distintas de seu grupo social, bem como a forma de comunicação que também é característica de um lugar.

Gomes 2011, p. 40, afirma que:

“a criança chega a escola com uma gramática adquirida e com um vocabulário até então sufuciente para expressar suas necessidades. Ao entrar na escola, ela já traz consigo toda uma experiência linguística no seu dia a dia e já utiliza as regras próprias do dialeto de sua comunidade. Ao professores cabe a responsabilidade de, respeitando a língua já adquirida, mostrar a importância de conhecer as diversas possibilidades de uso da língua, em sua mais variadas vertentes.”

Sobretudo a proposta de alfabetização tem a função primordial em fornecer elementos teóricos que fundamentem práticas pedagógicas eficazes e coerentes visando contribuir com a formação do professor, demonstrando que o mercado escolar necessita de profissionais alfabetizadores com boas técnicas de trabalho perimtindo que o alfabetizando possa construir o conhecimento necessário para interpretar diferentes situações do cotidiano que vivencia.

A aquisição da leitura e da escrita possibilita a compreensão dos fatos existentes em nossas vidas. Os registros grafados por meio de símbolos são decodificados de forma diferenciada em cada grupo social, mas há uma norma padrão em cada grupo social, para que se estabeleça relação de comunicação generalizada nos meios formais da sociedade. Na escola a tarefa é de oferecer a possibilidade do educando inserir-se nos diversos contextos socais participando assim das diversas funções de atividades de trabalho e lazer. Afinal, do sucesso de nosso trabalho dependerá todo o sucesso escolar dessa criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com