TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Projeto E Práticas De Ação Pedagógica - Supervisão Escolar E Orientação Educacional

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PEDAGOGIA – PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA - SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

POSTAGEM 2 – ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA

THAISE GASPARINI PERFEITO – RA 0584446

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP 2023

SITUAÇÃO – PROBLEMA:

Após observarmos o despreparo das crianças em relação ao manejo de dinheiro na cantina, foi percebida a necessidade de trabalhar-se a educação financeira. Observamos que muitas crianças não sabem o valor do dinheiro em notas e nem em moedas. Será realizado um projeto através do orientador educacional em conjunto com os professores de matemática e também conta-se com o envolvimento dos pais e alunos, tendo como compromisso a promoção do desenvolvimento do aluno, visando proporcionar a intervenção ao aluno no entendimento da importância do entendimento da importância da consciência financeira, manejo autônomo de suas finanças e compreensão do sistema monetário em que estamos inseridos.

JUSTIFICATIVA:

É de extrema importância para toda a vida saber lidar com as suas finanças e com o dinheiro que possui no momento de realizar suas compras. Esse tipo de conhecimento é indispensável para se viver e se desenvolver no meio social com qualidade de vida.

  • É importante para a formação do aluno a consciência de como gerir seu dinheiro, prevenir endividamentos, constrangimentos de cunho financeiro, possuir hábitos saudáveis de consumismo, saber a importância de economizar, dentre outras coisas que devem ser trabalhadas com as crianças e os professores e pais, com o intuito de contribuir para a formação de um cidadão consciente e responsável diante das suas finanças.
  • A cultura financeira brasileira é formada através de um sistema monetário, sendo a moeda de valor o REAL, constituído de moedas e dinheiro de papel.
  • Os primeiros contatos das crianças com dinheiro são com valores baixos, geralmente algumas possuem a famosa “mesada”. A criança receber mesada é algo saudável para sua educação financeira, já que ela é forçada a tomar decisões quanto ao uso do seu dinheiro, preparando-se para a vida adulta.
  • O projeto pretende formar um aluno com mente e consciência autônomas, tornando- a capaz de escolher o que quer comprar, como comprar e qual valor esse produto irá custar.

EMBASAMENTO TEÓRICO:

O projeto surge com postura social nas ações desenvolvidas dentro das instituições escolares. O tema surge da realidade em que estamos vivenciando, sendo de caráter escolar formar cidadãos com capacidade de se desenvolver em sociedade, pois o mau gerenciamento das finanças contribuem também pra problemas pessoais, sociais, etc.

O valor do dinheiro é algo importante na educação financeira de crianças, mas para isso é necessário que esse conceito faça parte do cotidiano da criança de uma forma natural, com foco na organização e no planejamento de sua mesada, por exemplo.

Segundo Kiyosaki, o dinheiro para uma criança representa primeiramente o poder.

PÚBLICO – ALVO:

O presente projeto será realizado com alunos do 2º ao 5ºano.

Objetivo: ensinar as crianças sobre valores e conscientizá-las sobre o sistema financeiro.

A educação financeira é uma habilidade indispensável que faz parte da vida em sociedade.

OBJETIVOS GERAIS:

A valorização pessoal dos alunos através da mentalidade reflexiva financeira, onde o aluno possa medir os impactos das suas ações no ato de comprar alguma coisa, premeditação do uso do dinheiro a dispor e tomada de decisões de quanto e como gastar, de acordo com suas prioridades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O intuito específico do projeto além de proporcionar o conhecimento na área financeira, será de realizar uma doação para uma instituição de idosos na cidade, falar sobre a instituição e o trabalho que é desenvolvido por ela. Realçar a importância de ajudar o próximo como um ato cidadão. Realizar doação de kits de higiene para a instituição escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com