TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Formação Docente

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Nome e sobrenome do estudante: Graziella Martins de Mendonça

Grupo: 2020/06

Data:23/08/2020

ÍNDICE

1. OS OBJETIVOS DA AÇÃO FORMATIVA 3

2. O MODELO DE FORMAÇÃO DO PROFESSORADO 3

3. OS TIPOS DE MODALIDADES FORMATIVAS 4

4.

5. OS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

A DURAÇÃO DA AÇÃO FORMATIVA 4

4

REFERÊNCIAS

1. OBJETIVOS DA AÇÃO FORMATIVA

Para Louise Marchand (2002, p. 137),

(...) o professor não é mais fonte exclusiva de saber. Ele se torna um facilitador do saber e não é mais a principal rede de informação. O ensino torna-se mais interativo e desloca-se, deixando uma parcela maior ao aprendiz do que ao professor. Esse modo de utilização interativa obriga o professor a conhecer as novas tecnologias, a familiarizar-se com elas, a variar as abordagens pedagógicas para facilitar os modos de aprendizagem.

A referente análise busca como objetivo colaborar com a construção de referenciais que ajudariam a incluir o desenvolvimento do docente para atuar na modalidade de educação digital. Objetiva também construir parâmetros compartilhados de qualidade que possam orientar as atividades de ação formativa do docente que atua ou atuará na EAD. Pretendendo contribuir com o desenvolvimento do sujeito no processo de ensino aprendizagem para a formação docente, visando que se tenha uma capacitação EAD de qualidade. Vendo que nos tempos atuais a graduação digital faz parte do nosso contexto, assim, a formação do profissional para ministrar essas aulas digitais é essencial para que ele possa desenvolver um trabalho de excelência.

2. O MODELO DE FORMAÇÃO DO PROFESSORADO

Diante de uma sociedade tecnológica e um sistema educacional cada vez mais digital, essa atualidade implica em mudanças, não somente nas instituições de ensino, mas também na formação do professor. Tais mudanças são necessárias, tendo como objetivo principal um ensino contínuo, de qualidade, mais amplo e abrangente.

Como esclarece Moran (Moran, 1997):

Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância de matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida (p. 7).

Partindo deste principio, cabe ao professor o processo de construção, decisão e viabilização do aprendizado, tendo como propósito o conhecimento colaborativo, não apenas de disciplinas escolares, mas, sobretudo, a compreensão social, humana e econômica que permeiam nossa atualidade. Como base principal desses pilares de conhecimento e mediação, fica evidente a necessidade de uma formação continuada para alcançar cada vez mais os diferentes objetivos da nossa educação.

Sendo assim, o método de ensino aprendizagem do professor deve ser contínuo, reflexivo e, acima de tudo, promover a evolução constante de si mesmo e do educando.

3. OS TIPOS DE MODALIDADES FORMATIVAS

Segundo Parente, Do Valle e De Mattos (2015, p. 236), muito tem sido dito e escrito sobre a formação docente. Dentre tais escritos, há excelentes provocações, como as de Dias (2011, p. 209), que chama a atenção para o fato que “nos dias atuais, a escola está cada vez mais impregnada com a lógica da capacitação, que subjaz tanto às especulações mais sutis sobre a pedagogização do saber quanto à sua prática de reprodução pautada na perspectiva de (In)formação”.

Sendo assim, é importante que haja, inicialmente, um curso de formação, com duração de quatro horas, por ser eficaz para transmitir, sintetizar e facilitar a compreensão de conhecimentos, e, mesmo sendo uma modalidade tradicional, é de grande valia para a formação permanente e, então, serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com