TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE

Por:   •  22/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3 

2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1 PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE.............................................................................................................8

3.  CONCLUSÃO.................................................................................................13

4. REFERÊNCIAS...............................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

A formação de professores começa a ser objeto de preocupação, no Brasil, após a independência. Visto que segundo Saviani (2009) é o início da ‘organização da instrução popular’. A respeito da formação dos docentes é simultaneamente, um problema político, uma vez que implica uma concepção da sociedade e um projeto de futuro;

Ao analisar a percurso de onde tudo surgiu, sabemos que o curso de Pedagogia foi implantado no Brasil a partir do ano de 1939, onde segundo Favaro (2011) seguindo em sua organização pedagógica a herança da Escola Normal.

Conforme Saviani (2007),

Para esse fim se transformou a Escola Normal em Escola de Professores, cujo currículo incluía, já no primeiro ano, as seguintes disciplinas: Biologia Educacional; Sociologia Educacional; Psicologia Educacional; História da Educação; Introdução ao Ensino [...]. (SAVIANI, 2007, p. 115)

Entendemos, pois, que a Pedagogia teve desde seu início como disciplina curricular a História da Educação. Mas, segundo Saviani (2007), a disciplina em seu início era tida em segundo plano, visto que a disciplina que era considerada de maior importância e mais destacada era a Psicologia da Educação, uma vez que era ensinada durante os três primeiros anos de curso, e a História da Educação era a de segundo maior destaque, pois foi integrada em duas séries (2º e 3º ano).

Ao longo da história, a Pedagogia foi sendo entendida como o modo de aprender ou de instruir para a atividade no processo educativo, se desenvolvendo em intima relação com as práticas educativas.

É bastante significativo para os alunos de Pedagogia e de várias outras licenciaturas, entender o percurso da educação, não apenas no Brasil, mas num contexto mais amplo, para que o formando adquira competências e conhecimentos necessários nos processos proporcionados ao longo dessa trajetória pela educação e como foi estabelecida a educação na sociedade tal qual se encontra atualmente.

Entretanto, a importância do estudo da História da Educação se fundamenta na necessidade de sermos críticos em relação ao sistema educacional do qual fazemos parte e a melhor maneira disso ocorrer é investigando o processo educacional em suas múltiplas manifestações ao longo de toda história, percebendo como este processo era visto pelas diversas sociedades e de que maneira a educação as servia.

Portanto, conhecer a História da Educação é entender as lutas e os caminhos percorridos também pela sociedade, já que, a educação foi sendo moldada à medida que novas ideologias e comportamentos sociais foram sendo obtidos.

Entretanto, o histórico da EJA no Brasil perpassa a trajetória do próprio desenvolvimento da Educação vem institucionalizando-se desde a catequização dos indígenas, e alfabetização e a transmissão da língua portuguesa servindo como elemento de aculturação dos nativos (PAIVA, 1973).

Com a chegada de uma família real no Brasil, surgiu a necessidade da formação de trabalhadores para atender o povo nobre e, com isso, implantou-se o processo de Escolarização de Jovens e Adultos com o propósito de servirem como serviçais da corte e para cumprir tarefas exigidas pelo Estado.

O artigo tem por objetivo destacar a importância do ensino da História da Educação no curso de Pedagogia para a formação de professores. Para tal, se faz necessário entender o porquê estudar História da Educação, e também sobre a importância da Escolarização de Jovens e Adultos.

  1.  DESENVOLVIMENTO

A Educação de Jovens e Adultos – EJA – é uma modalidade de ensino complexa porque abrange algumas questões educacionais. Por muitos anos os alunos que não possuíam a oportunidade de estudar e desenvolver o intelecto dentro da escola, em idade considerada “normal”, acabaram não possuindo oportunidade de trabalho e de uma boa colocação no mercado.

Mas, com a evolução educacional tornou-se possível a escolarização daqueles que não puderam ou não tiveram a chance de um ensino regular.  Com esses progressos que a Educação possui, por exemplos avanços tecnológicos no âmbito escolar; alfabetização para aqueles que não tinha conhecimento, com isso, um novo pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos surgiu e com esses novos pensamento acabaram que esses adultos perceberam muitos motivos que poderiam ser levados a esses adultos a estudar, com exigências econômicas, e competitividade do mercado de trabalho.

A luta pela a igualdade de ensino para todos, da Educação de Jovens e Adultos não é de hoje, por ter sido um grande conflito entre a sociedade e com aqueles que tinha mais influência nesse contexto.  Um dos maiores responsáveis por essa luta foi o professor e estudioso Paulo Freire, cujas ideias buscavam garantir uma educação de qualidade para os Jovens e Adultos.

No decorrer do tempo, foi sendo aperfeiçoado o ensino. Que atualmente é conhecido como EJA, sendo que muitos desses alunos tiveram a oportunidade de se formar em nível superior, garantindo outras oportunidades no mercado de trabalho.

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil abrange, entre outras discussões, a compreensão de sua trajetória histórica, considerando o seu processo de constituição. Entretanto, na época da primeira guerra Mundial (1914-1918) segundo Carvalho (2009) a educação primaria - direcionada a crianças ou adultos – não atingiu maior dinamismo.

Conforme Carvalho (2009), como termino da Primeira guerra houve grande interesse, na década de 1920, pela educação elementar, com a necessidade de combater o analfabetismo de adultos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com