TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagogica

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

NÍLIA APARECIDA DO CARMO RODRIGUES

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

DOM JOAQUIM-MG

2020

NÍLIA APARECIDA DO CARMO RODRIGUES

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica III.

DOM JOAQUIM-MG

2020

AS NOSSAS ESCOLHAS em Educação – com a palavra: O LIVRO DIDÁTICO! 

O livro escolhido para essa prática pedagógica é Matemática na vida e na escola, volume 3, dos autores: Ana Lúcia Bordeaux, Cléa Rubinsein, Elizabeth França, Elizabeth Ogliari e Gilda Portela, da editora Positivo, São Paulo, 2ª Edição, 2006. Esse livro está indicado na lista do Guia de Livros Didáticos, PNLD 2008 para a área de matemática. Tenho alguns poucos livros didáticos em minha casa, que não tenho o hábito de ler, e nesse período de pandemia com as escolas fechadas não seria possível ir a alguma biblioteca procurar por mais exemplares. Assim dentre os livros que possuo e que estavam indicados em algum guia PNLD, confesso que fiz a escolha do exemplar citado, simplesmente pelo nome: Matemática na vida e na escola. A necessidade de trabalhar a matemática de forma dinâmica, como instrumento útil na escola e na vida resume para mim o que o livro poderia me apresentar. E não me decepcionou.

Esse livro, permite que o aluno desenvolva um dos pilares que considero indispensável e primordial para o aprendizado que é a autonomia. A abordagem utilizada permite que o professor valorize o conhecimento prévio dos seus alunos e desenvolva a partir disso estratégias para a ampliação do conhecimento, auxiliando-os a enfrentar os desafios tanto da escola quanto da vida.

O livro é organizado em unidades sequenciais obedecendo uma progressão de aprendizagem condizente com os conteúdos a serem abordados na série (hoje ano) de ensino a que se refere. Escolhi a unidade 4, para melhor analisar o livro. A unidade traz como tema “Números racionais”, assunto considerado como um dos mais complexos e um dos de maior importância no currículo da Matemática. A primeira abordagem que nos deparamos na unidade é a apresentação de seus objetivos gerais. Percebo que o livro segue uma linha que favorece que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem, assim os objetivos permitem que os alunos saibam o que se espera deles e consigam conduzir com direcionamento as tarefas propostas.

A segunda abordagem é feita a partir de situações problemas, que utilizam linguagem clara e precisa, envolvendo situações que o aluno encontra em seu dia a da, favorecendo a interdisciplinaridade. São situações reais e significativas, que ajudam o professor a mostrar aos alunos que o assunto estudado é importante para a vida, mesmo fora da escola.

Posteriormente, vão sendo apresentados exercícios mais diretos capaz de analisarem conhecimentos prévios dos alunos que são seguidos de teorias explicativas a respeito do assunto da unidade. Me chama a atenção a forma como o conteúdo é exposto: textos com ilustrações e charges.

Além de situações problemas e exercícios mais simples, a unidade apresenta também desafios. Mais uma vez o aluno é enaltecido como o construtor de sua aprendizagem. Os desafios estimulam o aluno a agir reflexivamente, seja de forma individual, seja trocando sugestões e opiniões com colegas e professor. Procuram fazer com que a aprendizagem seja interessante, progressiva, que seja apoiada na reflexão, na ação, na descoberta e na comunicação como estabelecem os PCNs.

Ainda temos, uma seção denominada Um pouco e história, que relata fatos da história da Matemática relativos ao conteúdo trabalhado. Essa seção permite compreender como “teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas num contexto específico de época”.

No fim da unidade temos ainda exercícios complementares, para serem utilizados como enriquecimento de estudo, e fixar o conteúdo apresentado na unidade.

Como qualquer outro material didático, o livro deve ser viso como um auxiliar do professor que busca ensinar seu conteúdo de modo significativo para o aluno, com assunto de vivências reais e próximas a realidade destes, com conceitos, situações problemas e exercícios interessantes, contextualizados e que consiga fazer integração com tema transversais, respeitando a linguagem adequada para cada série. Por mais que não tão atual em data, o livro Matemática na vida e na escola, consegue atender em muito minhas expectativas como professora.

A utilização de tecnologias é uma realidade incontestável na vida de todos. O uso de tecnologias de informação e comunicação aumentam a eficácia do ensino e desenvolvem no aluno o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, a capacidade de observação, de pesquisa e estratégias de comunicação. Na unidade que analisei do livro didático escolhido o recurso proposto para utilização é a calculadora. Com o auxílio dela os alunos transformarão frações em números decimais exatos e dízimas, percebendo sua equivalência e representando esses valores na reta numérica. Sabe-se que o uso da calculadora e tecnologias em geral são indicados pelos PCNs e aprovado por muitos professores. Penso que ao usar a calculadora para realizar cálculos, o aluno ganha tempo para raciocinar, investigar, comparar, criar e resolver problemas.

Analisando do ponto de vista do aluno, o livro ajuda a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos, sempre compreendendo e atribuindo significado ao que está fazendo, minimizando: a mecanização, o uso excessivo de técnicas e dispositivos práticos, a memorização de fórmulas sem compreensão. O livro estabelece conexões entre os diferentes temas matemáticos, as demais áreas do conhecimento e as situações do dia a dia. O aluno tem a oportunidade de elaborar e reelaborar seus próprios conceitos. A linguagem utilizada nos conceitos matemáticos não é necessariamente formal, é formada por um vocabulário mais próximo e acessível ao aluno, sem abrir mão do rigor matemático necessário.

Em relação aos professores, o livro é de grande auxílio. O livro do professor possui uma seção exclusiva para essa finalidade: auxiliar. Ela inicia-se com o item, Conversando com o professor, onde é mostrado ao professor o papel da Matemática e como pretendem apresentar essa disciplina aos alunos. É apresentado a proposta metodológica, a apresentação do livro, proposta de avaliações. O segundo item é Apresentação de Conteúdos. Os principais conteúdos matemáticos abordados no volume são apresentados por meio de resumos para cada unidade do material. O terceiro item é Textos para reflexão, serve para auxiliar o professor no desenvolvimento de suas aulas. É um recurso que o professor pode fazer uso para deixar suas aulas mais criativas. O item quatro, Sugestões de leitura para o professor e comentários, indica revistas, livros, boletins e publicações educacionais, com comentários sobre cada um, que permitem o aperfeiçoamento do trabalho docente em sala de aula, com o objetivo de aprimorar a formação do professor. O item cinco, Sugestões de sites para o professor, indica sites ou portais em que o professor pode obter informações interessantes sobre a matemática. O item seis apresenta um Bibliografia consultada e comentada para o professor e por fim o item sete traz respostas e dicas de exercícios do livro do aluno. Vale ressaltar ainda que no decorrer de todas as unidades diversas dicas são colocadas para o professor, dando direcionamento na abordagem do conteúdo. Assim, vejo o livro didático Matemática na vida e na escola como um excelente auxiliar para o professor, que de forma bem estruturada apresenta sugestões de uma eficaz utilização do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com