TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino em Gestão Educacional

Por:   •  19/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Kelly Rolim Tedeschi.

RGM: 3864770.

Reflexiva II - Prática de Ensino em Gestão Educacional

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.

O Panos Nacional de Educação (PNE) com o objetivo de oferecer mais qualidade na educação, criou um plano com 20 metas, que foi aprovada em 26 de junho de 2014 e tem validade de 10 anos, prevista para serem atingidas até 2024. Essas metas inclui os níveis de educação desde a educação infantil até a superior, com proposta de educação inclusiva, escolaridade média, educação superior e investir na valorização dos professores com metas de plano de carreira docente e gestão democrática.

Duas das metas da PNE foram escolhidas para serem analisadas:

Meta 11: Triplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.

A meta 11 foi parcialmente cumprida, pois teve um grande avanço na rede pública nos últimos anos. Devemos considerar que embora houve um avanço na rede pública, não foi assim na rede privada sendo que a quantidade ainda não é suficiente para a educação técnica que é prevista pelo plano nacional de educação.

Meta 19: Assegurar condições, no prazo de 2 anos, para a efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

Analisando essa meta nota-se uma perspectiva significativa de uma efetiva gestão democrática dentro das escolas públicas, mas, teremos um longo caminho a ser percorrido, pois para efetivação pratica dessa meta seria necessário investimento financeiros ligados diretamente a gestão e formação de profissionais de professores para assegurar que a meta fosse bem-sucedida. Porém ainda estamos longe de uma gestão democrática, atualmente estamos mais voltados a uma gestão tradicional, ou seja, relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. Embora comparados desde de 2014 tivemos alguns resultados, mas ainda precisamos avançar em questões de mudanças sociais, políticas e econômicas que infelizmente não estamos vivenciando.

Provavelmente o Plano Nacional de Educação não será cumprido até 2024, pois para atingir essas metas seria necessário mais tempo para implementação e maior investimento.

Referências:

Plano Nacional de Educação, disponível em: www.observatoriodopne.org.br/metas. acesso:25/10/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com