TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Políticas Públicas em Educação

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Licenciatura em Pedagogia

Turma: 2015.1        [pic 1]

Semestre: 2017.2

Disciplina: Políticas Públicas em Educação

  1. Sintetize, usando suas palavras, as principais transformações técnico-científicas dos últimos 50 anos, demonstrando que a tese do determinismo tecnológico é parcial e que mudanças tais transformações vêm trazendo para a vida em sociedade.

As transformações técnico-científicas surgem através de ações de interesses humanos econômicos conflitantes no Estado e no mercado causando modificações entre confrontos e variações de ações na sociedade e no empreendimento do capital sobre o controle e exploração de capacidades materiais e humanas de produção da riqueza, visando a autovalorização.

Com os acontecimentos no campo da economia e da política que, chamado de técnico-científico, surge através da revolução da técnica e da ciência vêm sendo são responsáveis pelas mudanças econômicas e políticas que afetam as áreas da produção, dos serviços, do consumo e das relações sociais.

Os pilares desta tecnologia-científica são: a microeletrônica, a microbiologia e a energia termo nuclear sendo marcada pela energia termonuclear que é responsável pelos avanços da conquista espacial e de fontes alternativas, mas, no sec. XX trouxe grandes riscos e consequências a vida humana e do planeta ao ser utilizada nas guerras.


  1. Em relação à globalização, escreva em pequeno texto demonstrando tratar-se de uma etapa da expansão do capitalismo em nível mundial e justificando seu caráter excludente.

Com a revolução tecnológica (telecomunicações e informáticas) e o avanço do capitalismo, a globalização veio para melhorar fatores econômicos, sociais, políticos e culturais. A globalização veio para interligar a economia mundial por meio de mercados mundiais blocos econômicos, como a EU (União Européia) , o NAFTA (Acordo de Livre-Comércio da América do Norte),MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Começasse a era da ‘cultura digital’ onde todos sentimos admirados ou impressionados a participar, seja fazendo compras ou utilizando redes sociais etc... para não nos sentirmos excluídos deste acontecimento social.

Obs.: a palavra globalização insinua-se ser algo para englobar a todos os seres humanos de todos os países, mas na realidade ela apenas demonstra ser uma fase do capitalismo visando o lucro.  

  1. Relacione o conteúdo estudando referente ao neoliberalismo com um fato/acontecimento recente no Brasil. Para isso, descreva brevemente o fato/acontecimento e justifique com argumentos do texto lido, sua relação com o tema.

Com o capitalismo/liberalismo vêm se sobrepondo em duas posições clássicas como: controle estatal sobre os agentes econômicos (estatizante) e a concorrencial. A concorrência da liberdade econômica e o fortalecimento da iniciativa privada incrementam a qualidade de serviços, a eficiência e produtos; a sociedade aberta e a educação para o desenvolvimento em atendimento às demandas e às exigências dom mercado; a formação das elites intelectuais; a seleção dos melhores, baseadas em critérios naturais de aptidões e capacidades. Apresenta-se, na estatizante, características cuja preocupação central é de conteúdo igualitarista-social, com o objetivo de: efetivar uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado; promover políticas publicas do bem-estar sócia (capitalismo social); permitir o desenvolvimento mais igualitário das aptidões e das capacidades,sobretudo por meio  da educação e da seleção dos indivíduos baseada em critérios mais  naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com