TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA

Por:   •  13/10/2022  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

ORTHOF, Sylvia. Maria vai com as outras. 22ª.ed. São Paulo: Ática, 2008. 32 p.

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA

Jaqueline Suely da Silva1

Sylvia Orthof, escritora carioca nascida em 1932, iniciou seu trabalho para o público infantil como escritora de textos para o teatro. Desde sua infância sempre teve muito contato com a literatura, tendo Monteiro Lobato como sua primeira paixão literária. Sempre ligada a atividades voltadas para o público infantil, teve seu primeiro livro lançado em 1981: Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro.

Escritora talentosa dona de textos criativos, bem humorados e que contribuem para o processo da construção da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade de resolver conflitos nas crianças, Sylvia foi ganhadora de vários prêmios importantes como o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1983. Faleceu em 1997, nos deixando mais de cem obras, das quais foi também ilustradora de várias delas.

O seu livro Maria vai com as outras (1982) 22ª ed, São Paulo, integrante da Coleção Lagarta Pintada da editora Ática, é mais uma das muitas histórias criada e ilustrada por Sylvia, que leva seus leitores a uma reflexão sobre a importância da autonomia e pensamento crítico. O livro cumpre bem o papel a que se propõe, trazendo estas reflexões de forma lúdica e bem humorada para que sejam desenvolvidas e trabalhadas com as crianças.

Com uma ilustração leve e descontraída, usando técnicas de pintura de lápis de cor, frottage e desenho livre, o livro conta a história de Maria, uma ovelha que sempre fazia tudo que seu bando fazia. Se as ovelhas  iam pra um lado, ela ia também, se iam para outro, ela ia também, sempre fazendo coisas que a desagradava e prejudicava, inclusive comer jiló que ela detestava. Até que um dia, vendo todas as ovelhas pulando de cima do corcovado para atingirem a lagoa, mas caindo nas pedras e quebrando seus pés, ela, quando chegou sua vez, deu uma requebrada e foi comer uma feijoada.

Sua diagramação limpa, com uma formatação de texto que acompanha os movimentos da história e sua tipologia clara e diversa, usando o recurso de caixa alta e baixa, com algumas palavras maiores e em negrito e também o uso de símbolos e balões, torna a leitura do livro agradável, dinâmica e divertida, ajudando a prender a atenção da criança. Interessante também é o fato de que as figuras do cenário interagem e expressam sentimentos, acompanhando toda a trajetória sofrida de Maria e finalmente sua libertação.

REFERÊNCIAS

LIVRARIA  da Travessa. Disponível em: https://www.travessa.com.br/maria-vai-com-as-outras-22-ed-2008/artigo/30455c79-8f17-4c21-9abf-67bccb453aa3. . Acesso em: 27 out. 2019.

BOA LEITURA para vocês. Disponível em: http://boaleituraparavoces.blogspot.com/2011/05/sylvia-orthof-maria-vai-com-as-outras.html. Acesso em: 27 out. 2019.

HISTÓRIA das Artes. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/textura-grafica-e-frottage/. Acesso em: 27 out. 2019.

 

1 Aluna do Curso de Pedagogia Ead – Universidade FUMEC-MG. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com