TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Por:   •  3/8/2017  •  Artigo  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

        Este trabalho tem como objetivo a importância da didática na Educação Infantil, para o desenvolvimento integral do aluno, criando condições para que este assimile profundamente todas as informações, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.

Trataremos da organização do ambiente de trabalho de acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. É a importância do papel do professor sobre cada fase da criança, e por qual caminho deve seguir seu planejamento e a avaliação na educação infantil e ainda a relevância do lúdico na construção do ser humano.

Desenvolvimento        

        Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quais são as suas necessidades saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim podemos compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que, para elas, a classe inicial é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe da ambiente família.         No passado, a escola de educação infantil tinha uma conotação assistencial, onde as crianças ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem trabalhar. As monitoras passavam os dias olhando as crianças brincarem e era o professor quem ficava com o desenvolvimento intelectual planejado. Nesse período, os papéis, dentro da instituição infantil eram bem claros: um cuidava e o outro educava. Para cuidar é preciso um comprometimento com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e que é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada. Deve-se cuidar da criança como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isso inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa, e o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação desse conhecimento e de suas habilidades, que, aos poucos, tornarão mais independente e mais autônoma.
        Com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) elaborado o documento que se concretiza enquanto instrumento de reflexão, orientando os objetivos, conteúdos e ainda, trazendo orientações didáticas para a melhor organização do trabalho docente.

        A organização do referencial possui caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados com as crianças. Não é fácil ser um educador e menos ainda se não aprender a planejar suas aulas, diferente que muitos pensam planejar para Educação Infantil não é uma tarefa fácil, pois o seu planejamento exige que, os conteúdos de ensino sejam transformados em ações, ou seja, eles devem ser oportunizados, as crianças em forma de vivências, as quais podem ser vistas, tocadas, ouvidas, sentidas e manipuladas para se tornar situações de aprendizagem.
        Na hora de planejar o educador deve ter cuidado e deixar bem claro que o principal objetivo na educação infantil é promover o desenvolvimento integral do educando, preocupando-se assim, com o pleno desenvolvimento do seu aluno. Porém, não se pode falar de planejamento sem se falar de avaliações, pois ambos caminham juntos e um depende do outro é através dele que avaliamos não só a aprendizagem dos alunos, mais avaliando o nosso trabalho e metodologia como professores.

        Sabemos da importância do aprendizado desde a educação infantil ela é muito importante no processo de alfabetização é mais complexo do que se imagina, pois é a partir dele que milhares de pessoas aprendem a ler e escrever. O mais preocupante é que para se alfabetizar usam-se métodos como o tradicional que engloba o analítico e sintético, e construtivista. A dúvida é, qual deles seria mais indicado para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade.
        A alfabetização teria que partir do pressuposto de que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever através de um método que a cartilha propõe, e sim formar alunos críticos e capazes de interagir na sociedade, propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam, de forma consciente e consistente, os mecanismos de apropriação de conhecimentos. Assim como a de possibilitar que os alunos atuem, criticamente em seu espaço social.
        O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 138) fala ainda sobre a importância da roda de conversa no desenvolvimento da oralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com