TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DE REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ORGANIZAÇÃO DE REFERENCIAL CURRICULAR

NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

ETAPA V

TURMA

INTRODUÇÃO

A partir do diagnóstico realizado das propostas pedagógicas e dos currículos de educação infantil em 1996, podemos observar dados importantes que contribuem para a reflexão sobre a organização curricular.        

A maioria das propostas concebe a criança como um ser social, psicológico e histórico, tem no construtivismo sua maior referência teórica, a educação passa ser democrática e transformadora da realidade que tem como objetivo a formação de cidadãos críticos.

Com o objetivo de tornar visível uma possível forma de articulação, a estrutura do RCNEI relaciona objetivos gerais e específicos para formar o processo educativo e tem o propósito de ajudar os professores orientando e auxiliando.

Estabelece-se uma integração curricular que tem como objetivo geral norteia a definição de objetivos para os diferentes eixos de trabalho. Os conteúdos possibilitam concretizar as intenções educativas.

As crianças são organizadas por idade e se concretiza em dois âmbitos de experiências – Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo que são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade e autonomia, Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e Matemática.

Cada documento de eixo se organiza com os seguintes componentes curriculares: objetivos; conteúdos e orientações didáticas, orientações gerais para o professor.

1-ORGANIZAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

        

1.1 ORGANIZAÇÃO POR IDADE


A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em todos os aspectos, físicos, psicológico, e intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade e ainda foi encontrada uma maneira de atender as crianças em duas modalidades sendo crianças até três anos ficariam em creches e crianças de 4 a 6 anos em pré-escola. São três os princípios básicos em torno da Educação Infantil que são ao mesmo tempo complementares e indissociáveis o cuidar, o educar e o brincar.              De acordo com o RCNEI a Educação Infantil tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral das crianças, independente de credo, raça ou condição social visando sua formação como cidadão que tenham autonomia para sobreviver em uma sociedade. Este RCNEI adota a mesma divisão contemplada nas disposições da LDB, buscam possíveis regularidades relacionadas aos aspectos afetivos, emocionais, cognitivos e sociais das crianças.

Fazem diferenciação para os primeiros 12 meses de vida da criança. A opção é pela organização dos objetivos, conteúdos e orientações didáticas por faixas etárias e não pela designação institucional de creches e pré-escola.

1.2 ORGANIZAÇÃO EM ÂMBITOS E EIXOS

O RCNEI apresenta aos professores de Educação Infantil estratégias para se trabalhar na construção do conhecimento das crianças, levando em conta o seu mundo sociocultural e natural. Visando assim abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimento e de diferentes linguagens, a construção da identidade a autonomia das crianças, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças, valorizando suas experiências. O RCNEI define dois âmbitos e experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, devendo ser utilizado pelos professores para construírem uma prática educativa pautada na construção do conhecimento pelas crianças de uma forma integrada e global. O âmbito de Formação Pessoal Social refere-se a experiências que favorecem prioritariamente a construção do sujeito, ele visa explicar as complexas questões que envolvem o desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva das crianças, fazendo com que elas aprendam, a conviver a ser e a estar com os outros e consigo mesmas, abarcando um eixo de trabalho denominado Identidade e Autonomia. O âmbito de conhecimento de mundo refere-se a construção de diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, valorizando a relação da criança com a cultura, o domínio progressivo das diferentes linguagens, favorecendo a expressão e a comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças.

2 COMPONENTES CURRICULARES

2.1 Objetivos

 Os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência de ações intencionais do professor. A definição dos objetivos em termos e capacidades e não de comportamentos visa a ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de natureza diversa, Ao estabelecer objetivos nesses termos o professor amplia suas possibilidades de atendimento a diversidade apresentada pelas crianças podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

2.2 Conteúdos

Todo conteúdo é orientado pelo referencial, ele ajuda na elaboração do planejamento dos conteúdos a serem trabalhados dentro da sala de aula, de maneira que atenda as necessidades das crianças, e que estejam relacionadas as experiências de vida delas. Conteúdo é tudo aquilo que o professor trabalha em diferentes linguagens nas Atividades Cotidianas em sala de aula como: Músicas, Histórias, Desenhos, Atividades de Expressão Corporal, Rodas de Conversa, Diálogos que ocorrem naturalmente entre as crianças nas diversas situações de sala. Além dessas vivencias as crianças devem ter sempre um referencial para assim desenvolver seu potencial, devemos proporcionar a convivência delas com animais e plantas e saber como é o seu desenvolvimento. Vários são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, noticias de atualidade, historias de outros tempos etc. As vivencias sociais, as historias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado, temos que partir desse referencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com