TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIANÇA

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário é uma reflexão das pluralidade da infância no mundo contemporâneo, abordando duas realidades diferentes: a de crianças que devido às situações precárias e a extrema pobreza, precisam trabalhar para ajudar no sustento da família, e as situações de crianças pertencentes à classe média alta com compromissos e afazeres tornando-as sobrecarregadas, ligadas a uma responsabilidade que a torna distante de desenvolverem uma infância livre de obrigações.

Independente das diferenças, essas crianças são levadas a pensarem e agirem como adultos devido às condições sociais onde vivem; e no documentário menciona a tristeza das mesmas por não sobrar tempo para brincarem e até mesmo irem sujos para a escola depois do trabalho, apontando realidades distantes entre classes sociais diferentes, mas que não permitem o contato da criança com a infância que deveriam ter.

De acordo com o documentário, infelizmente ainda vivemos em um período na qual existem crianças trabalhando, consumindo e compartilhando informações como adultos, deixando de reconhecer o mundo infantil devido a sua inserção no trabalho precoce ou mediante rigorosa rotina diária de atividades físicas e intelectuais, ambas assumindo obrigações e responsabilidades como qualquer outro adulto.

A competitividade existente na sociedade moderna e os diferentes grupos sociais refletem na exploração do trabalho infantil e nos direitos humanos em relação à infância, desta forma, percebemos que apesar de existir uma legislação que define o que é ser criança e também seus direitos reservados à infância, não é o que vivemos na prática, pois nem sempre ser criança é ter direito a viver a infância.

A infância deveria ser uma fase em que pudesse aproveitar cada momento em seu desenvolvimento, podendo desfrutar dos prazeres de sua existência sem se preocupar com horários, trabalho, compromissos, uma fase em que pudesse simplesmente ser. Mas como em qualquer outra invenção, a infância acabou tomando outros rumos e se confundindo com o mundo adulto, restando diferenças apenas em seu aspecto biológico.

No presente momento, os direitos perante as crianças estão sendo cada vez mais reconhecidos pela sociedade, na qual as instituições de ensino vêm sendo analisadas com o objetivo de garantir um ambiente saudável e favorável que contribua para o desenvolvimento das crianças. É a partir dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, que a educação infantil vem sendo discutida e modificada para que as crianças não sejam mais vistas como um recurso para suas mães, mas sim com o direito de criança ser criança. Sendo necessários alguns pontos que garantam uma educação de qualidade, como: ações com o cuidar e educar, organização de tempos e espaços, profissionais necessários e qualificados, cuidados básicos, igualdade de classes sociais, projetos educacionais, entre outros.Por fim, é importante compreender, conhecer e reconhecer a criança como um individuo único,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com