TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexiva Pedagogia

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:

RGM:

Semestre:

Curso: Pedagogia

REFLEXIVA III

Fosnot  e  Dolk  (2001) Traz em seu texto o levantamento sobre qual é a importância se trabalhar com variados contextos nos problemas, onde o educador de uma forma fundamental vem para ajudar o aluno a entender os diversos cenários em outros problemas a partir do uso de determinada  logica da matemática. Onde cada aluno demonstra uma ter uma estratégia para resolver os problemas.

Fosnot e Dolk (2001) consideram que, no ensino de Matemática, os contextos dos problemas devem envolver, necessariamente, três componentes: permitir o uso de modelos; “fazer sentido” para as crianças; ser desafiador e provocar questões.

Quando o professor utiliza em sala modelos “moldes” ele abre o possibilidade de o aluno conseguir utilizar a imaginação usando representações ou imagens, exemplo utilizar de exemplos de coisas que os alunos tenham em casa ou na escola (pátio, mesa, o percurso de casa a escola, etc.) isso pode possibilitar a estruturação de questões onde envolve o localização do aluno ou até mesmo dele mover objetos.

Quando é utilizada a expressão “fazer sentido” a situação tem que ser de um ponto onde a criança consiga se imaginar no dia a dia analisando e tentando criar uma estratégia para se chegar até resultados e que possa ser utilizado em um sentido de construir  relações.

O ultimo componente abre o leque de oportunidades do professor pois o mesmo poderá trabalhar com questões exemplo: "Por que isso acontece?" " E se acontecer tal coisa?" "E se ele der dar três passos a direita ...?" Esse tipo de questão deve ser desenvolvido em cima de bons contextos, e permite que o professor consiga explicar de o que está acontecendo em determinada situação(problema) e deve despertar o interesso sobre o por que utilizamos a matemática para tal coisa.

Quando o docente consegue utilizar destas estratégias e elaborar bons enunciados, variando conforme as turmas permite que os alunos desenvolvam  de lógica matemáticas envolvidas nos problemas, estes enunciados não devem ser só de situações que eles consigam interpretar, mais também que posso ajudar a criança a criar estratégias diferentes para solucionar os problemas.

Algumas tecnologias ajudam o professor a diversificar sua aula trazendo aulas mais dinâmicas, pois atualmente todas as crianças já nascem mexendo em um celular, exemplo o uso de Datashow, computadores entre outras, trás vantagens na hora de se proporcionar uma aula de qualidade de forma correta e significativa.

Referências Bibliográficas:  

BRASIL.  Ministério da Educação.  Secretaria d e Educação Fundamental.  Parâmetros Curriculares Nacionais.

 Matemática. V.3. Brasília, DF, 1997, 42 p.  

FOSNOT, C.; DOLK, M. Young mathematicians at work. [S.1.]: Kindle, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com