TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE

Por:   •  4/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I

ADRIANA ANDRADE GONÇALVES - RGM: 23026553

São Paulo

2020


           O Brasil é rico culturalmente e socialmente, em decorrência da sua diversidade cultural e  social, apesar de muitos não valorizarem essa pluralidade, que é a identidade nacional.

O professor deve trabalhar a questão da pluralidade cultural no contexto escolar, considerando as referências que o aluno traz de casa, ou seja, a forma como pais e familiares educaram o estudante para lidar com as diferenças e diversidades que formam nosso país, por meio de projetos que visam a exploração da diversidade cultural no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas, outras crianças e respeito pela identidade de cada um, incentivando a escrita e a leitura.

Nesse contexto, o professor deve considerar que a sociedade brasileira vive em um mundo diverso e multicultural. Cada região é marcada por características próprias – desde o linguajar até a gastronomia, passando pelas músicas, danças, tradições, hábitos, leis, crenças, literatura, arte, roupas, dentre outros.

Além disso, deve considerar que a construção histórica e política de cada povo, ao longo de todos esses anos, resultou no que constitui a cultura de cada lugar nos dias de hoje. E conhecer essa diversidade cultural desde cedo é muito importante para que possamos nos tornar adultos mais abertos, empáticos, instruídos e informados.

Uma opção para se trabalhar essa diversidade, pode se dá a partir de um projeto de troca de cartas com escolas de diferentes estados do país. Um projeto dessa amplitude, permitirá que os alunos tenham contato com culturas diferentes, contribuindo também com a questão profissional, uma vez que um repertório cultural diverso e amplo é algo muito valorizado, principalmente nos dias globalizados da atualidade.

Para a realização desse projeto, que tem por objetivo geral ampliar, conhecer outra cultura, fazer amigos, explorar a leitura e a escrita que é o objetivo principal na alfabetização e, que busca especificamente, cultivar sentimento de respeito às diferentes culturas; conhecer tradições diferentes de cada região; ler e escrever; estabelecer vínculos afetivos e de troca com outras crianças, ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social, bem como trabalhar a oralidade e estimular o respeito às regras sociais e de convivência com o outro, deve-se selecionar professoras de diferentes regiões do Brasil, sendo definidas, as duplas que irão para trocar cartas e desenhos com outra turma de uma região diferente.

O projeto deve se dividir em etapas, sendo que a primeira carta será um desenho representando a escola e a cidade, por exemplo, além de algo que represente a cidade, seja cartão postal ou até mesmo uma miniatura. Com a primeira carta deverá ser enviado o jornal local da cidade, folders e outros gênero textuais que circularem pela cidade no período e se adequarem ao projeto.

Já a segunda correspondência deverá ser desenho da escola e alguns panfletos. A terceira correspondência desenho de autorretrato, por exemplo.  Após o retorno das férias as trocas devem continuar, porém com bilhetes escritos. Para registrar o aprendizado deverá feito um mural com as cartas recebidas e os materiais informativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com