TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Hospitalar Atividade Reflexiva Gestão Educacional

Por:   •  25/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

Primeiro momento

O que significa ser um pedagogo:

Empreendedor: além de estar no dia a dia no ambiente escolar, fora dele, interage com múltiplos domínios da educação. Assim, em termos gerais, um pedagogo-empreendedor envolve-se na liderança educacional, escreve seus próprios currículos, pesquisa metodologias educacionais, aprende a usar diferentes tecnologias, cria cursos próprios e os vende ou disponibiliza gratuitamente em plataformas digitais, educa outros professores e até trabalha para reformar as políticas educacionais oficiais.

Líder: Ao exercer habilidades de líder, é possível conscientizar, unir e organizar todos ao seu redor.  Com isso, todos os envolvidos são estimulados a cooperarem uns com os outros e a darem o melhor de si para que a empresa ofereça um serviço de qualidade aos seus clientes.

Proativo:  O pedagogo proativo reage as situações antes que elas aconteçam, ou seja, pensa antecipadamente. Também, ajuda na resolução de um problema sem que lhe peçam, intervém em uma situação ou dá ideias sem esperar mérito. Esse tipo de profissional costuma trazer ideias para o espaço de trabalho e procurar novos caminhos para alcançar objetivos ainda melhores

 Facilitador: O pedagogo é um importante facilitador da transmissão do conhecimento. É aquele que agrega valor no desenvolvimento das pessoas e das organizações pois elabora e desenvolve projetos tendo como objetivo principal planejar e promover o desempenho profissional dos colaboradores da empresa.

Trabalha em equipe:  O pedagogia na empresa também engloba a criação de atividades de integração, seja entre os colaboradores, seus familiares e comunidade em geral, e o planejamento de ações para alinhar os valores da empresa com seus funcionários e o desenvolvimento do treinamento específico para líderes, com o objetivo de aprimorar seu trabalho com a equipe.

Segundo Momento

PLANO DE TRABALHO PARA ATENDIMENTO HOSPITALAR

Hospital: Pequeno Príncipe

Pedagogo: Paula Cristina de Lima Oliveira

Quantidade de encontros: 5

A criança encontra-se em internamento hospitalar devido a sua condição delicada de saúde, sendo necessárias intervenções médicas constantes com medicamentos para que sua saúde seja restabelecida. Como ela é uma criança muito ativa e interessada em aprender e estará ausente da escola, durante cinco dias estarei realizando atendimento escolar à criança hospitalizada, acreditando-se estar garantindo a continuidade deste processo como forma de manutenção das atividades para que, ao retornar à escola de origem, ela consiga acompanhar o desenvolvimento da turma.

O espaço para o atendimento pedagógico propriamente dito poderá desenvolver-se no leito ou no quarto de isolamento, uma vez que restrições impostas ao educando por sua condição clínica ou de tratamento assim requeiram. Faremos desse local um ambiente agradável e acolhedor para que a aluna realize tudo com entusiasmo e também para que os objetivos das atividades propostas sejam alcançados.

1º dia: O primeiro dia de aula no hospital vai causar um misto de emoções, que podem ser positivas ou negativas. De repente tudo é novo e estranho para ela que, ao perceber que terá de permanecer no local, tende a ficar insegura e com medo.

O diálogo deve ser uma troca entre as partes envolvidas nesse momento de adaptação. Irei me apresentar e explicar qual será a minha função diariamente com ela. A ação é fundamental para que eu e a aluna nos conheçamos melhor e possamos estabelecer uma relação próxima e de confiança. Ela pode demorar para se soltar, então vale apostar em uma atividade que estimule os primeiros contatos. Por isso vamos cantar várias músicas divertidas com a ajuda da nossa Caixa Musical (vários desenhos referentes a cantigas dentro de uma caixa onde a criança irá colocar a mão e retirar um desenho de cada vez para que possamos cantar). As músicas serão transmitidas na TV do quarto hospitalar. Através desses primeiros momentos de interação será possível avaliar a criança descobrindo seus gostos, dificuldades, habilidades e interesses.

2º dia: No segundo dia vou trabalhar com ela o desenvolvimento da coordenação motora fina. Vamos fazer um desenho com canetinha colorida (ex: uma borboleta) em um prato descartável e após vamos recortar canudinhos e colar os recortes no contorno do desenho deixando um pequeno espaço entre eles. Vamos cortar um pedaço de linha, fazer um furinho no prato marcando o início do desenho. Vamos passar a linha e dar um nó em uma ponta. Na outra ponta vamos enrolar fita crepe e com essa ponta vamos iniciar o processo de alinhavo passando a linha entre os recortes do canudo e realizando assim todo o contorno do desenho com a linha. Essa atividade ficará com ela e servirá como um momento de distração nesses dias de internamento.

3º dia: Na atividade desse dia estaremos utilizando tinta guache nas cores primárias vermelho, amarelo e azul. Vamos passar com a ajuda de um pincel uma cor dessas na mão da professora e outra cor na mão da aluna, e depois, vamos juntar uma mão com a outra, esfregar e olhar qual cor secundária surgiu. Vamos limpar as mãos e realizar novas misturas. Dessa forma vamos descobrir quais cores secundárias iremos ter com a mistura das cores primárias. As cores secundárias descobertas serão: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul). Após a realização dessa atividade lúdica vamos colorir um desenho com tinta guache utilizando apenas as cores primárias e secundárias. Será um momento de descobertas e muita interação professora x aluna.

4º dia: Neste dia irei propor uma atividade lúdica de matemática para a aluna. Iremos utilizar o jogo do dominó para representar a quantidade dos números solicitados. Em uma folha vou escrever de forma espalhada com canetão os números de 1 a 10. A aluna terá que encontrar a peça de dominó que somando as bolinhas coloridas dará o resultado que representa o número escrito com o canetão e colocar embaixo do número representado. Isso deverá ser feito com todos os números escritos.

Após essa atividade vou entregar uma folha com uma atividade de adição com escrita dos numerais. A aluna deverá preencher os espaços com os números solicitados pela quantidade de bolinhas do dado da figura. Vamos juntas conversar e analisar as dificuldades e facilidades dessas duas atividades realizadas neste dia.

[pic 1]

5º dia: No nosso último dia de aula vou convidar a aluna a cantar comigo a música que será colocada na TV do quarto que é “Se você está contente” do Patati Patatá. Vamos cantar e realizar os gestos solicitados desenvolvendo sua percepção, memorização e coordenação motora. Ambas são super importantes de serem trabalhados principalmente com uma criança que está em um leito de hospital pois a mesma poderá se expressar demonstrando suas habilidades e emoções.

Aproveitando a demonstração das suas emoções através da música, vou aproveitar para conversar com a aluna e descobrir o que ela achou desses momentos que juntas passamos realizando em parceria todas as atividades propostas, quais foram seus momentos preferidos e quais foram os conteúdos aprendidos durante esse período de cinco dias de internamento associado ao aprendizado.

O pedagogo hospitalar será o elo entre o aluno internado e a escola. Sua função não é somente ocupar o tempo ocioso da criança, mas também dar continuidade ao seu desenvolvimento escolar, criando condições de aprendizagens. Foi baseado nisso que todas as atividades foram pensadas e desenvolvidas de acordo com o que o ambiente possibilitava e da forma como a aluna poderia aprender de forma lúdica e encantadora, superando seus desafios e desenvolvendo suas habilidades com vontade de aprender e entusiasmo de realizar.

Durante os cinco dias de internamento iremos realizar juntas as seguintes atividades:

Cantigas diversas com figuras na Caixa Musical.

Confecção de um alinhavo para desenvolvimento da coordenação.

Cores primárias e secundárias com mistura de tinta guache nas mãos e pintura de desenho.

Desenvolvimento da adição com o uso do Jogo de Dominó e atividade de escrita dos numerais solicitados

Demonstração das emoções com a música “Se você está contente”.

1º dia: O principal objetivo será oportunizar a criança momentos lúdicos e de reconhecimento através do desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial proporcionado pela utilização das cantigas infantis.

2º dia: O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora da criança, que é a capacidade que temos de controle muscular e que nos possibilita realizar tarefas ou movimentos.

3º dia: Apresentar as cores primárias (Azul, Amarela, e Vermelha) e as cores secundárias (laranja, violeta e verde); Familiarizar a aluna com o manuseio de tintas e pinceis; Incentivar a exploração e experimentação; Explorar a criatividade.  Perceber e respeitar as diferenças.

  • 4º dia: Retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades; Resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação pessoal; Comparar e validar procedimentos de resolução.

5º dia: A musicalização para a criança vai favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”.

Nossos encontros para realização das atividades propostas serão diariamente por 5 dias com duração de 1hora/aula no período matutino. Serão momentos de contribuição para o desenvolvimento intelectual, social e psicológico da aluna que está em tratamento médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (484.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com