TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre a Informática e a Educação

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

A relação entre a informática e a educação

 Almeida e Almeida (1999, p. 69) convidam vocês para a união entre a Informática e a educação, uma grande novidade que os professores não estão sabendo lidar e terão que realizar uma preparação para aceitação, agora o que irão fazer para introduzir esta união tão nova em algo que parece a dar tão certo, porém essa é a proposta desse casamento abrindo a porta do século XXI.

Parece óbvio e absurdo perguntar sobre Educação para educadores. Mas não o é. Se não se perguntasse sobre o óbvio, não haveria Ciência. Foi porque Galileu Galilei questionou a obviedade maior que nos passa pelos sentidos (que o Sol gira em torno de nós) é que o homem moderno pode dar os passos que hoje vemos na Ciência. E ele foi ameaçado de morte por questionar o óbvio e propor o contrário: nós giramos em torno do Sol. (ALMEIDA, ALMEIDA, 1999, p. 69).

 A tecnologia da informática surgiu para facilitar as indústrias e os comércios que necessitavam de cálculos rápidos de acordo com suas tarefas, conforme citado por Almeida e Almeida (1999, p. 70) “Juntamente com a capacidade de gerenciar massas enormes de informação, ela as transporta a qualquer distância à velocidade da luz”.

O sistema da Informática

Os recursos de hardware é um conceito que é constituído por toda a parte física, tudo que é tangível. Frequentemente, não se usa apenas máquinas, mas também tudo que são objetos “desde folhas de papel até discos magnéticos”. (O’BRIEN, 2002, p. 22). 

O Software é todos os comandos de um sistema do computador. Os aplicativos de Software segundo O’Brien (2002, p. 22) “são programas que processam direto para uso particular de computadores por usuários finais”.

Os recursos dados são elementos que compõem os sistemas de informações e são organizados como: Bancos de dados e bases de conhecimentos. “Os dados podem assumir diversas formas, como alfanuméricos tradicionais, composta de números e caracteres alfabéticos e outros que descrevem transações de negócios e outros eventos e entidades”. (O`BRIEN, 2002, p. 22).

Os dados são as características de algo que foi criado ou de pessoas, lugares ou algum tipo de acontecimento, geralmente os dados e informações tem o mesmo significado. “Logo, podemos definir informação como dados que foram convertidos em um contexto significativo e útil para usuários finais específicos”. (O’BRIEN, 2002, p. 23)

As redes de comunicação são muito importantes para as empresas, a tecnologia facilitou muito o diálogo das pessoas, as trocas de informações no meio de trabalho e também na vida pessoal. Esse sistema é formado por “computadores, processadores de comunicações e outros dispositivos interconectados por mídia de comunicações e controlados por software de comunicações”. (O`BRIEN, 2009, p. 23).

A internet foi uma evolução de “rede de pesquisa e desenvolvimento (ARPANET) estabelecida em 1969 pelo departamento de defesa dos Estados Unidos para permitir que pesquisadores comerciais, acadêmicos e governamentais” (O`BRIEN, 2002, p. 111), trocassem questões e ideias usando o sistema da informática como meio de comunicação.

As Intranets, Extranets e Internet precisam trabalhar em conjunto, uma depende da outra para funcionar. Segundo O’Brien (2002, p. 214) a “Intranet é uma rede interna a uma organização que utiliza tecnologias da Internet (tais como navegadores e servidores de rede, [...])’’, ela é de uso pessoal protegida por uma senha, e a extranet nada mais é do que uma evolução da intranet que permite que se compartilhem informações entre empresas.

A Educação na era da Informação

Quando observado o processo da Web 2.0, nota-se um conhecimento                  na qual é voltada também para a arquitetura de softwares. Com isso tudo o que envolve o consumidor, automaticamente irão produzir altos textos com novas ideias. Já a Web 1.0 citado por Demo (2009, p. 15) “o ambiente era marcado pela passividade do usuário, à medida que tendia à reprodução da informação existente, ao aproveitamento linear, à navegação subalterna”.

  Autoria nada mais é do que diferenciar marcas, registrar autoria deveria ser algo incopiavel. De acordo com Demo (2009, p. 16) “essa pretensão aguçou-se no mercado liberal, com as exigências de copyright, patente, direitos autorais, propriedade intelectual etc”.

Segundo Demo (2009, p. 20), “autoria significa nesse ato buscar no aluno sua oportunidade de sujeito reflexivo e que lhe permite apresentar-se como produtor de ideias criativas, com base na autoridade do argumento”. Mas ainda á muita cópia e com isso foi criado o Remix que nada mais é que reaproveitar algo que já foi criado.

A Web 2.0 enfluenciou os estudantes a comunicação entre eles, apesar de ainda exirtir a individualidade. Os estudantes expressão seu ponto de vista ou decoram informações já existente, mais não impede o aprendizado. “Certamente falta no construtivismo essa percepção da inteligência coletiva, das mentes conectadas em interação aberta, pelo simples fato de que ele é anterior à web 2.0”. (DEMO, 2009, p. 34).

As antigas e as novas tecnologias e suas informações

  Remix nada mais é que um conjunto de algo que já foi mexido, trocado e está sendo novamente utilizado no meio da internet. “O ser humano é, ele também, um remix: tem por trás bilhões de anos de evolução e muita história, cultura, tradição”. (DEMO, 2009, p. 88).

O Instrucionismo para pedagogia é o único modo de aprender, mas nos dias de hoje ela também é um exemplo de ensinamento. “Essa capacidade de auto formação, que eclode em autonomia e autoria, constitui o fundamento para atividades reconstrutivas, interpretativas, colocando o aluno na posição de observador autorreferente ativo”. (DEMO, 2009, pag. 89).        

No Intrucionista “a noção mais acertada é propor o aluno como protagonista crucial do processo de aprendizagem, mantendo-se o professor na posição maiêutica”. (DEMO, 2009, pag. 94). Sendo que no Construtivismo o aluno deve ter autoria de construir seu próprio conhecimento.

 Virtualmente a matéria ficou mais interessante, o modo de avaliar por conta da Web 2.0. Segundo Demo (2009, pag. 108), “para indicar compromisso voltado para promover a autoria dos estudantes; menos que avaliar a aprendizagem, trata-se de avaliar para aprender bem [...]”. Avaliação 2.0 tem o objetivo de avaliar as habilidades de autoria de produção de textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com