TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Religião e Religiosidade

Por:   •  16/6/2021  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Religiosidade é expressão ou prática que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos.

Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

Religião e religiosidade expressam, mais que as crenças ou práticas, a cultura contemporânea, um emaranhado de significados simbólicos que permite entender o universo das ideias e mentalidades, os ritos do cotidiano, as relações sociais e as instituições políticas; enfim, permite entender a alma do povo e suas culturas e sua história

Religião, história politica e cultura andam juntas no contexto educacional não te como abordar uma sem falar da outra.

 O Povo africano está ligado a nossa história e cultura pois eles trouxeram junto com eles um pouco do queles viviam em seu pais quando vieram para o Brasil como escravos. Apesar do Cristianismo e do Islamismo predominarem, uma característica comum da religiosidade no continente africano é o sincretismo: ao misturar as crenças das religiões abraâmicas com as práticas tradicionais, os povos conseguem manter sua cultura ancestral.

Embora variadas, as religiões tradicionais africanas têm algumas características comuns. Em geral, são transmitidas oralmente, de geração a geração, por meio de histórias, músicas e festivais. Acreditam em espíritos, na veneração aos mortos e no uso de feitiçaria. São animistas (crença de que entidades não humanas possuem essência espiritual), politeístas e panteístas (crença de que Deus está em todas as coisas).

Com a colonização europeia e a colonização africana para as Américas, as religiões tradicionais passaram a sofrer transformações.


As práticas religiosas existentes no Brasil são junções das doutrinas dos povos africanos, aliadas as crenças da Igreja Católica e os portugueses que vieram para o Brasil estiveram inseridas e adotando o catolicismo como o poder da coroa.

Uma saída, adotada pelos africanos, depois da introdução da escravidão, foi disfarçar suas crenças, no culto de imagens e signos cristãos, compondo irmandades, nominalmente católicas, com intuito de não serem descriminados.

Dentre as festas religiosas tradicionais de Santa Catarina merecem destaque: a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa de São Sebastião, a festa do Divino Espírito Santo sendo ela a festa mais folclórica e religiosa na região de Penha Balneário Piçarras e Barra Velha (festa móvel, com três dias  ou mais de duração) e a procissão de Santa Catarina (padroeira do estado) também temos a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes realizado no Rio Itajaí Açu.

Todas festas culturais que move as cidades e o estado todo. Cultura essas trazidas pelos portugueses, alemães e africanos essa diversidade cultural que temos em nossa região e mais a dos índios que aqui estavam todas elas respeitadas no contexto educacional pois fazem parte da nossa história e nossa cultura e não podemos deixar que esse valor venha se perder com a modernidade dos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com