TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Representação da Escola e Trajetória Escolar

Por:   •  23/8/2021  •  Dissertação  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto complementar II – Representação de Escola e Trajetória Escolar – com adaptações, constante na Biblioteca Virtual da disciplina.


O artigo ilustra uma situação de fracasso escolar em uma instituição de ensino. A partir da leitura e olhar consciente do texto, elabore uma reflexão acerca da situação apresentação, dissertando acerca das seguintes questões:

- Quais foram os passos seguidos pela psicopedagoga para a formulação do diagnóstico?

- Como você interpreta e avalia a atuação psicopedagógica no contexto apresentado?

- Você acredita que a atuação do psicopedagogo e o diagnóstico psicopedagógico são capazes de fortalecer a identidade de uma instituição? Justifique.

        No artigo Representação da Escola e Trajetória Escolar a psicopedagoga Silvia Helena Cruz disserta sobre o diagnóstico que realizou em uma escola pública da periferia da cidade de Fortaleza – CE. Durante sua avaliação psicopedagógica a pesquisadora utilizou vários meios de investigação, como entrevistas com a coordenação, com os professores, com os pais e responsáveis pelos alunos, levantamento da história, estrutura e funcionamento da escola, observação em sala de aula, além de aplicar provas avaliativas nas crianças - Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino Aprendizagem (EOCMEA) e Provas Projetivas Psicopedagógicas.

        A situação em que nos é apresentado pela pesquisadora é bastante preocupante, a taxa de repetência, evasão e de não aprendizagem é bem grande, sobretudo ao que parece no primeiro ano do ensino fundamental.  Com o diagnóstico institucional realizado foi possível perceber vários fatores que contribuem para o fracasso que essa instituição vem experimentando ao não conseguir fazer com que seus alunos aprendam. Os profissionais que trabalham nessa escola parecem estar desestimulados e descrentes no sucesso escolar dos seus alunos, acreditam que toda a responsabilidade é das próprias crianças que não querem aprender e de seus familiares que não dão o suporte necessário, além do ambiente em que vivem, mas é perceptível pelas falas apresentadas que os próprios educadores desistiram dessas crianças e já não querem mais ajudar e estimular a aprendizagem delas.

        A atuação do psicopedagogo nesse ambiente é necessária para ajudar a escola a encontrar caminhos para que possa melhorar esse cenário. Como dito no artigo quando cita Manonni (1977) que diz que “os desajustados são um sintoma da doença das instituições”. Ou seja, o psicopedagogo tem a tarefa de fazer um diagnóstico das doenças dessa instituição e junto com toda a comunidade escolar encontrar os remédios para a cura dessa doença.

        É possível concluir com esse artigo o papel fundamental do psicopedagogo e do diagnóstico institucional que esse profissional pode realizar, pois é ele que vai se ocupar dos processos de aprendizagem e das particularidades de cada aluno – como ele aprende, como a aprendizagem o transforma, como mudar a forma de ensinar para cada turma e cada aluno. O psicopedagogo tem ainda a função de fortalecer a identidade dessa instituição, procurando combinar a escola com o momento atual em que a sociedade vive e com o ambiente em que ela está inserida e junto com a equipe e com a comunidade adequar esta escola para às reais demandas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com