TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão de Didática

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  2.864 Visualizações

Página 1 de 11

De outro lado, alfabetizar consiste também no desenvolvimento do uso dessas técnicas, porque de nada adiantaria se apropriar de uma técnica e não saber usá-la. Pode-se concluir, então, que a alfabetização, nessa perspectiva, envolve dois processos diferentes, porém, simultâneos, ou seja, um não precede o outro. Ao se aprender uma coisa, também se aprende a outra. SOARES, 2003. b) A autora está se referindo ao processo de aprender a ler e a escrever, mas também ao uso apropriado das técnicas de leitura e escrita que se apresentam de diferentes formas e em diferentes contextos.
A crença no lema "escolarizar para alfabetizar" que é a universalição do modelo escolar de alfabetização, acontece em que momento? c) Com a implantação da escola republicana
De acordo com o texto da aula 2, não se pode afirmar que o letramento garante ao aluno a inclusão social, mas a falta de letramento determina a exclusão. Isso é o mesmo que dizer:
c) Que a habilidade de ler e escrever diferentes tipos de documentos, textos, livros, possibilita mais oportunidades às pessoas. Ao passo que não ser letrado limita a pessoa em relação às oportunidades que ela teria se soubesse fazer uso adequado em diferentes contextos, da leitura e da escrita.
Despertar a reflexão para o significado do letramento era a maneira dos alfabetizadores despertarem para a consciência do real. De acordo com o texto esse despertar está relacionado a ação do sujeito no mundo, ou seja: b) Que a tomada de consciência da pessoa que se alfabetiza, de assumir a leitura e a escrita como sua propriedade, permite que essa pessoa se insira na construção da sociedade na direção de mudanças sociais, e assim descobrindo-se também como autores do mundo e criadores de cultura.
O que distingue Freinet dos demais pensadores do movimento da escola nova é que ele cria um movimento em prol da escola popular, defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, além da educação pelo trabalho e a cooperação e o tateamento experimental. Assinale abaixo a alternativa que apresenta as tecnicas desenvovidas por Freinet: d) Aulas das descobertas, Auto-avaliação, Correção, Correspondência Interescolar, Fichário de Consulta, Imprensa Escolar, Livro da vida, Plano de trabalho.
Magda Soares afirma ser seu objetivo, a partir das reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento, defender a especificidade e a indissociabilidade desses dois processos - alfabetização e letramento - numa perspectiva tanto teórica, quanto da prática pedagógica. Isso é o mesmo que dizer: b) Que alfabetização e letramento são processos diferentes de um mesmo todo. E devem ser discutidas, estudadas e aplicadas na prática de maneira conjunta. De um modo figurado, são como peças de uma engrenagem que juntas fazem a roda girar.
Com o sonho republicano, de cidadãos alfabetizados era preciso garantir a ordem e a estabilidade social através de uma instituição que, ao mesmo tempo, veiculasse os valores dominantes e dotasse o cidadão dos rudimentos da leitura e escrita adequados à situação emergente. d) O texto fala da escola. Nesse contexto do novo modelo cultural proposto pelas idéias republicanas, os indivíduos analfabetos passam a ser excluídos.
Socialmente e culturalmente, a pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural; não se trata propriamente de usar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura - sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais, torna-se diferente (Soares, 1998, p.37). d) Essa citação refere-se ao senso crítico-reflexivo que a pessoa começa a ter em relação as coisas e a sua forma de se posicionar, de formar suas idéias em relação ao seu contexto, de fazer suas escolhas e suas convicções ideológicas, religiosas, culturais, sua identidade, sua vida, sua história.

As idéias de Paulo Freire em relação ao processo de alfabetização de adultos começam com a crítica do sistema tradicional que tinha a "Cartilha" como base. A velha "Cartilha" ensinava pela repetição de palavras aleatórias formadas pela junção de uma consoante e uma vogal. Descreva o método de alfabetização proposto por Paulo Freire.É um método abstrado, pré-fabricado e imposto. a educação deve ser um ato coletivo, solidário, um ato de amor”.
Ao aprender po meio de sílabas e letras desconexas do texto a criança pode aprender a escrever, porém não a expressar-se com desinibição e espontaneidade, pois, inclusive pela falta de contextualização, sua visão de mundo tende a limitar-se ao discurso escolar; é como se a leitura e a escrita fossem atividades restritas ao ambiente escolar: lêem e escrevem as palavras que o professor ensina. Como deve ser o ensinada uma criança para que se forme com senso crítico e saiba compreender, e formular sua própria opinião, seu pensamento??????

Tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais quanto outras propostas atualmente em vigência operam com a concepção de que a linguagem é, ao mesmo tempo, atividade cognitiva e forma de ação entre indivíduos (inter-ação). d) Portanto, no processo de ensino e aprendizagem da língua prioriza-se o trabalho com o texto, entendido não só como lugar de produção da linguagem, mas também de constituição dos sujeitos que por meio dele interagem.
Considera-se a alfabetização uma parte constituinte da prática da leitura e da escrita, onde, na interação com os textos, a criança constrói o seu conhecimento, as hipóteses a respeito da escrita e, dessa forma, progressivamente aprende a ler e a escrever, compreendendo as relações que existem entre fonemas e grafemas, codificando e decodificando, pois a alfabetização acontece como resultado da reflexão sobre as características e regularidades da escrita, sendo a palavra um meio para isso. a) Esse processo de aprendizagem é designado por letramento.

Os métodos analíticos subdividem-se em: c) palavração, sentenciação, conto/estoria (global)

O alfabetizador que atua com postura construtivista valoriza um ambiente alfabetizador, que facilite a interação do educando com os mais diversos tipos de textos, dentro de um clima de liberdade para participar das propostas e construir o ato de ler e de escrever. Nesse sentido é correto afirmar que: b) ler é atribuir significado, o que ocorre pelo uso de estratégias de leitura (de decodificação, seleção, antecipação, inferência e verificação) a partir do conhecimento prévio e dos indícios fornecidos pelo texto.
A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual. O professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena, é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. b) permitir que a criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e oportunizar brincadeiras e jogos que promovam a alfabetização são atitudes importantes no processo de alfabetização da criança.
Uma das mudanças políticas mais recentes que afeta diretamente a organização e estruturação do ensino no Brasil se refere a ampliação da escolaridade obrigatória de oito para nove anos, com a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental (EF), em decorrência da Lei n. 11.274 (BRASIL, 2006). Assim, o contexto atual coloca em discussão alguns aspectos da escolarização inicial, como a organização curricular para essas crianças, a questão de como o tempo e o espaço são utilizados nas instituições de ensino, o lugar do lúdico nas práticas pedagógicas, a alfabetização e o letramento. c) A escola, responsável pelo ensino da leitura e da escrita, tem como uma de suas funções reduzir as diferenças sociais existentes entre crianças que têm acesso à leitura desde muito cedo e crianças que não participam de uma cultura letrada. Essa redução só aconteceria por meio da vivência diária de práticas reais de leitura e produção de textos diversificados.
De acordo com Ferreiro, A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo. Nesse sentido é correto afirmar que: c) Que a escrita da criança é um processo de construção pessoal, em que a criança reinventa a escrita, pois precisa compreender seu processo de construção e suas normas de produção.
No que se refere à ação textual em sala de aula, Andrade (1995, p. 63) destaca: "O trabalho com o texto surge como uma possibilidade de mudança, na qual o professor assume uma postura interlocutiva com seu aluno, construindo um projeto mais arrojado e eficaz para a aprendizagem da língua escrita". Por conseguinte, os professores que trabalham com a linguagem - entre eles, em especial, o alfabetizador - precisam refletir em sua formação sobre os pressupostos básicos das teorias do texto, a fim de que possam promover situações que desenvolvam nos alunos as competências básicas em termos da língua materna, que são:  
c) compreender e produzir textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com