TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Discente:

I. Tema da aula: O sujeito e seu lugar no mundo

II. Dados de identificação:

Série: 1º ano fundamental

Duração: 2 horas

III. Objetivos: desenvolver integração entre os alunos.

IV. Conteúdos: Trabalhar valores de amizade, cooperação e respeito.

V. Habilidade(s) da BNCC: EF01GE01

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):

AULA 1: Começar a aula perguntando quem conhece o significado da palavra amizade? Anotar na lousa as observações que os alunos fizerem, procurando buscar o consenso entre as opiniões. Contar uma história que relata situações de amizade e respeito entre os personagens. Contar a fabula (O ratinho e o leão), em seguida perguntar se gostaram da história. Formar uma roda e pedir aos alunos que recontem a história coletivamente, e de forma breve, solicitar que destaquem os trechos que demonstre relação de amizade e respeito entre os personagens. Retomar a conversa sobre amizade, explicar que é um sentimento que, as pessoas expressam quando sentem afeto por outra; ao final dessa explicação, propor uma dinâmica que trabalhe o companheirismo, respeito e colaboração. Para isso, formar uma roda em um espaço aberto e, distribuir um lençol, marcar com fita crepe o centro desse lençol e pedir que todos segurem nas bordas, mantendo o lençol esticado, jogar uma bola em cima do lençol e explicar que, devem mante -lá no centro dele, depois que conseguirem fazer isso pedir que juntos se movimentem, porém sem que a bola saia do centro do lençol.

AULA 2 :Voltar a conversa com os alunos sobre a amizade e respeito, dizer que, normalmente quando uma pessoa é amiga, ela está disposta a ajudar nos momentos difíceis e não deseja seu mal, nem maltrata a pessoa que considera amiga. Explicar aos alunos que, diariamente necessitamos de ajuda e dar exemplo: se algum amigo cair no chão, o outro amigo deve ajudar a se levantar. Propor uma atividade, os alunos devem fazer um desenho usando lápis de cor em uma folha de sulfite; o desenho deve ser de uma atitude boa de amizade e respeito com os colegas.

AULA 3:Propor aos alunos uma atitude de integração, formar uma roda e pedir que cada um se apresente, dizendo seu nome, onde mora e qual sua brincadeira preferida. Em seguida distribuir uma folhar de papel sulfite, e giz de cera, pedir que contornem as mãos, e em seguida com a ajuda do professor, devem escrever o nome de dez amigos da escola, bairro ou família. Quando terminarem, cada um deles deve apresentar seu desenho e explicar por que essas pessoas são seus melhores amigos.

 

VII. Recursos didáticos utilizados: Livro (O Ratinho e o Leão), papel sulfite, giz de cera, lápis de cor.

VIII. Avaliação: Os alunos devem perceber que, para cumprir as atividades propostas, além do trabalho em grupo há também a colaboração de cada um deles.

IX. Bibliografia: Livro O Ratinho e o Leão do autor Jean De La Fontaine

X. Anexos (se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com