TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE LICENCITATURA EM MATEMATICA

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A) TUTOR (A): MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

             ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: MARIANA DAS GRAÇAS VIEIRA

             DATA: 20/05/2019

Introdução:

A relação entre o meio ambiente e a sociedade atualmente é uma evidente preocupação para o povo brasileiro, pois a conexão entre eles que no passado era boa, hoje em dia está indo de mal a pior. A natureza está sendo afetada devido o surgimento de novas indústrias que causam um aumento de desmatamento para a produção de seus produtos, o aumento da população que afeta as nascentes de água, rios e mares tornando-os poluídos, entre outros vários fatores.

A sociedade não contribui o suficiente com a preservação da natureza, causando um enorme impacto não só ao meio ambiente como também ao meio sociológico, a educação vem lutando para conscientizar o homem em sua convivência com a natureza, para trazer equilíbrio entre a sociedade e meio ambiente, visando diminuir os danos causados.

Desenvolvimento:

Os problemas ambientais criados pelo homem estão diretamente ligados a relação entre a sociedade e a natureza, pois é dever do homem zelar pela preservação do meio ambiente. O aumento abusivo de desmatamentos e a crescente poluição das indústrias mostra que hoje em dia as devidas medidas para que o meio ambiente seja protegido e revitalizado não estão sendo tomadas. Outro ponto importante é o descarte irregular do lixo, estes que não são reaproveitados pelas indústrias e em residências e muito menos descartados de forma inteligente para a reciclagem. Vários lixos que para o homem seriam desperdiçados e descartados até mesmo de forma incorreta no ambiente, devido à falta de conhecimento, através da reciclagem tomam outras formas e funcionalidades.

É necessária uma nova reeducação para crianças e adultos para que haja valorização do meio ambiente, não destruir o habitat dos animais, não agredir a natureza, pois através dela que se faz uma sociedade mais humana que preserva a Terra para que no futuro não falte o básico para a sobrevivência da humanidade.

A sociologia está diretamente ligada a natureza através de vários autores que trata a sociedade e o meio ambiente como relação social importante, é possível destacar alguns autores como Max Weber, Karl Marx, Durkheim dentre outros que mostraram o significado da sociologia humana e o seu entorno físico através de seus pensamentos.

O autor Max Weber mostra que a sociologia deve ser compreensiva, que é necessário se preocupar com as atitudes  dos indivíduos na sociedade e que a sociologia tem como explicar melhor a realidade social. Para o autor Karl Marx a relação social se baseia na luta de classes, onde existe relações entre o homem e se da oposição, exploração e antagonismo. em outras palavras Marx diz que em uma sociedade capitalista é necessário que as relações devam ser desiguais, sendo que a maioria deve estar sujeita a minoria, ou seja, relação entre patrões e proprietários. Já o filosofo Durkheim tem como seu principal fundamento no reconhecimento da consciência coletiva, na qual o homem era apenas um animal selvagem e hoje se tornou sociável, foi capaz de aprender de tudo e criar costumes diferentes de acordo com o seu grupo social para conviver na Terra, e que para atender um fato social é preciso de três características que são a generalidade, exterioridade e coercitividade. Em outras palavras as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com