TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SONDAGEM DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

                            [pic 1] 

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

LEONARDO MOYSES ROLIM  

 

 

 

SONDAGEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOROCABA

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA 

 

LEONARDO MOYSES ROLIM  RA N351GD3

 

 

 

 

SONDAGEM

 

 

 

 

Trabalho apresentado à  Universidade Paulista – UNIP, na disciplina de Alfabetizalção e Letramento.

Orientadora: Profª Ma. Lúcia Veiga Schermack

 

 

 

 

 

SOROCABA 2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. DESENVOLVIMENTO        2

3. CONCLUSÃO        7

4. REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem como intenção de  mostrar a sondagem da escrita entre crianças em fases de hipóteses de escrita pré-silábica através da sondagem.

Sondagem é uma atividade para avaliar hipóteses de escrita de dois  alunos da turma de alfabetização e sua intenção é avaliar a evolução do processo de aprendizagem.

A sondagem realiza diagnóstico sobre dois alunos que se encontram em cada hipótese de escrita. É uma atividade de grande importância para o professor, pois auxiliará em conhecer como o aluno ou o grupo se classificam em cada hipótese, para assim, poder preparar as atividades adequadas para que esses alunos possam caminhar até se tornarem alfabéticas e, assim possam entender o sistema de ensino.

A sondagem é uma atividade feita individualmente, na qual o professor realiza um ditado para as crianças, utilizando uma lista de palavras de um  mesmo segmento, por exemplo, animais, materiais escolares, flores, frutas ou até mesmo brinquedos. O ditado deve possuir uma ordem, de acordo com o número de sílabas.

Após a criança realizar o ditado de cada palavra, o aluno deve ler em voz alta as palavras ditadas pelo professor. Essa leitura ajudará o profissional a analisar como o aluno está pensando a respeito do sistema de escrita, estabelendo a relação com o que escreveu com o que se leu.

É orientado ao professor que realize essa sondagem sempre no começo do ano letivo, e sempre a cada dois meses, para que sempre acompanhe aonde a criança se encontra em seu sistema de escrita.

2. DESENVOLVIMENTO  

 

Quando realizei a sondagem, elaborei um ditado com as palavras com o segmento da natureza, as palavras foram: Natureza, flor, terra e floresta.

Realizei a sondagem com dois alunos, a Emily e o João Paulo, ambos da mesma turma e mesma idade e ambos com o mesmo nivel de escrita.

Conclui que esses alunos estão em um nível pré-silábico,mas não utilizam das garatujas para escrever,apenas invertem as letras mas eles acabam compreendendo o que escreveram,fazendo a leitura das palavras de uma forma global,as palavras desse ditado foram escritas ao lado das palavras que foram escritas pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com