TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sequência Didática

Por:   •  12/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

   

[pic 1]

NEAD-Núcleo de Educação a Distância

Rua Conselheiro Moreira de Barros, 203

Centro – Taubaté/SP – CEP 12010-080

Tel.: (12) 3622-6050/3621-1530/3631-4411

nead@unitau.br

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  1. Definir um tema: Verbo presente, passado e futuro.
  2. Conteúdo a ser trabalhado: desenvolver a habilidade de reconhecer e usar verbos de ações no cotidiano; identificar palavras que indicam ações em frases; ler diferentes textos com autonomia ou com ajuda.
  3. Objetivos: através da ação do verbo, desenvolver e compreender a leitura após a localização de informações propostas, com o verbo no passado, presente e futuro, aprendendo assim a desenvolver a capacidade de produzir frases e textos com autonomia.
  4. Ano: 5° e 6°ano.
  5. Tempo estimado: 8 aulas, divididas em duas vezes na semana, de 50 minutos cada.
  6. Identificar os conhecimentos prévios dos alunos relativos ao tema e sistematizá-los:

apresentar numa roda de conversa, um diálogo através de imagens com ações do nosso cotidiano, para identificar nos alunos o que entendem por passado, presente e futuro, interpretando-as.

  1. Estratégias didáticas e metodologias:  estruturar frases e textos, através de figuras, cenas e/ou sequência de fatos.
  2. Material e recursos necessários: imagens e palavras de revistas, livros e jornais, vídeos de ação, slides.
  3. Introdução: Com base na estratégia proposta partindo de imagens, aprenderão a identificar o verbo em um texto, desenvolvendo assim a habilidade de reconhecer e usar em ações ocorridas no cotidiano, reconhecer palavras que indicam tais ações em frases e textos.

A partir do reconhecimento e entendimento da ação/verbo, começa-se a desenvolver a leitura escrita com mais compreensão, localizando informações, e obtendo entendimento de interpretação, desenvolvendo assim a produção de frases e textos com mais autonomia, conquistando maior interação, e trocas de experiencia e grupos.

  1. Desenvolvimento: dividir em etapas o entendimento do tempo verbal, para iniciar a escrita.

Através de uma imagem, primeiro utilizar de vocabulários básicos para formar frases. Segundo: descobrir a ação e o tempo da imagem em questão, terceiro: elaborar uma frase com todos os elementos na figura, quarta etapa: após estruturar a frase, dividi-la com seus elementos = sujeito, verbo, predicado e elemento.

  1. Formas de verificação de aprendizagem/avaliação: a própria atividade em pratica será um modo de avaliação, será distribuído fotocópias de um texto com imagens em quadrinhos para que sejam identificados os verbos, podendo ser destacados com lápis de cor, ou circulando, e após identificar o verbo no texto, preencher no quadro abaixo, em qual tempo no contexto lido o verbo se encontra.

[pic 2]

  1. Referências:

Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/a-sequencia-didatica-como-eixo-do-ensino-da-escrita-opiniao/index.html

Disponível em: http://www.maosemmovimento.com.br/iniciando-escrita-do-aluno-surdo-libras/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com