TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sequência Didática

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

Sequência Didática

Tema: Coordenação motora

Objetivos: Estimular a criança a desenvolver uma maior orientação espacial, lateralidade, expressão corporal, atenção e percepção visual, auditiva e tátil.

Conteúdos: Conceito e importância da coordenação motora; tipos de coordenação motora

Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas: (EI03CG02) e (EI03CG03), do Campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos”

Tempo de execução da sequência didática: 4 aulas

Materiais necessários: Atividades impressas, giz de cera, lápis, tinta guache, colagem de papeis, barbantes, lãs, tesoura, corda, bambolê, bola e músicas que estimulem os movimentos simultâneos.

Detalhamento das aulas:

1ª Aula

Organização da turma: A turma será organizada em fileiras.

Introdução: No início da aula será apresentado o tema a ser trabalhado e suas diferenças.

Desenvolvimento: Será entregue tarefas para que se desenvolva inicialmente a coordenação motora fina, em que se trabalha os movimentos das mãos utilizando atividades com pontilhados e alguns desenhos para colorir. O professor ajudará individualmente cada aluno e conduzirá suas mãos diante da tarefinha.

Conclusão: Será passada aos alunos uma atividade para ser feita em casa, que consiste em “cobrir” pontilhados de animais e pinta-lo posteriormente.

Avaliação: Avaliação do seu desenvolvimento com base no exercício feito em sala de aula e em casa.

2ª Aula

Organização da turma: A turma será organizada em roda.

Introdução: No início da aula será entregue aos alunos algumas folhas A4, colagens, tesouras, colas, barbante e lãs. Na sequência uma explicação de como utilizar os materiais.

Desenvolvimento: Os alunos cortarão algumas imagens com o auxílio da tesoura e logo após colarão em folhas A4. O professor ajudará individualmente cada aluno com o manuseio da tesoura por ser um objeto perigoso para que o aluno o utilize sozinho.

Conclusão: Será passada aos alunos uma atividade para ser feita em casa com o auxílio dos pais ou responsáveis em que ele deverá fazer colagens no caderno em que essas colagens devem-se basear no que eles mais gostam de fazer no seu dia-a-dia, seja ela jogar bola, brincar de corda, etc.

Avaliação: Avaliação do seu desenvolvimento com base no exercício feito em sala de aula e em casa.

3ª Aula

Organização da turma: A turma será organizada em roda.

Introdução: Para ativar a coordenação motora grossa das crianças, com a sala organizada em roda e com o auxílio de uma música infantil divertida vamos trabalhar os seus movimentos corporais.

Desenvolvimento:  Será introduzido uma música infantil da xuxa (estátua) que através dela os movimentos, da criança estimularão a coordenação motora, a postura, flexibilidade, noções de espaço e lateralidade. Assim, todos vão se diverti e praticar a coordenação motora.

Avaliação: Avaliação da participação dos alunos na dinâmica.

4ª Aula

Organização da turma: A turma irá para o ar livre.

Introdução: Para estimular a coordenação motora grossa de maneira lúdica, em que os alunos estão ao ar livre, utilizaremos bolas, cordas, bambolê para a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com