TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO FILME: A COR DO PARAÍSO

Por:   •  23/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 1]

REGIONAL JATAÍ

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO

SÍNTESE – A COR DO PARAÍSO

Aline da Silva Oliveira[1]

Jumário de Souza Araújo[2]

No filme a Cor do Paraíso alguns aspectos são importantes para tentarmos entender a trama, um deles é o contexto histórico, tempo/espaço, pois é um filme que se passa em um país onde a dominação masculina é bastante expressiva, a figura da mulher não tem visibilidade visto que a mesma  é responsável pela casa e cuidar dos filhos. Já o marido é o provedor e o protetor do lar, em nossa sociedade é visto como machismo.

O enredo conta a história de uma criança com deficiência visual e conflitos em sua família, pois o seu pai era o responsável pela sua criação é sua mãe tinha morrido, ele é colocado numa escola para crianças cegas, pois acreditavam que ali ele desenvolveria e aprenderia a ter uma vida independente. Entretanto não havia relações sociais com os demais meninos da escola, ficava geralmente sozinho.

Há um momento em que seu pai o busca na escola para passar as férias junto com a avó na fazenda e ao chegar lá a mesma o leva para a escola para os alunos ditos “normais”, nesse momento do filme ele se sente acolhido, pois todos na nova escola gostam dele e além disso, ele se sobressai nas atividade.

O pai ao busca-lo na escola nova, ele o leva para aprender a profissão de carpintaria com um homem que também é cego, neste caso acreditava-se que assim ele poderia sobreviver sozinho sem o auxílio da família - que seria a vida inteira.

 O garoto que desde sempre se sentia um fardo e o pai que não sabia lidar com os problemas, as condições financeiras o frustraram, e ainda ter que cuidar de uma criança cega e além disso, as famílias tradicionais os viam como amaldiçoados.

O pai buscar o filho (no qual ele havia deixado com o carpinteiro), ele o deixa morrer afogado ao cair do cavalo, temos de entender que o contexto social é fundamental para termos uma breve noção do por que aquele pai queria deixar a criança na escola, ou por que ele deixou a criança com um desconhecido e os motivos q o levaram a não ouvir a avó do garoto.

Há ali a influência da religião que interfere nas as decisões da sociedade, e o filme retrata isso. Justifica os resultados de que deus quis dessa forma e até mesmo de que foi a vontade de Alá. Segundo o professor da escola para cegos, ser cego era uma prova que Deus o amava, a mente do garoto era bombardeada com essas justificativas, que ser cego que foi uma escolha divina.

Ao tentarmos entender os motivos que levaram o pai a deixar seu filho morrer podemos afirmar que, ele não teve estrutura psicológica e emocional para lidar com a situação e nem mesmo educado de modo a entender que ser cego não era uma punição e havia modos de conviver com isso, havia educação para as famílias e para o garoto, ou seja, ele não era mau, é sim uma pessoa que trazia os ensinamentos antigos da qual a sociedade empregava e por ser viúvo, ele não conseguiria educar o filho.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com