TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: A Cor do Paraíso

Por:   •  22/8/2018  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Discursiva – Filme: “ A Cor do Paraíso “.

O filme narra à emocionante história do menino Mohamad, que é deficiente visual. Ele estuda em um Colégio interno para garotos cegos, é órfão de mãe, muito esperto e inteligente. Durante o filme percebemos como o coração dele é grandioso e puro. Com às mãos ele vai percebendo o mundo ao seu redor, como por exemplo no momento em que ele passa às mãozinhas no rosto da irmã e surpreso diz como ela cresceu. Quando começa o filme, somos meio que colocados em um mundo visualmente deficiente, pois às legendas aparecem em um fundo negro e são ouvidas vozes ao fundo, nos forçando a tentar descobrir do que se trata.

Deficiência Visual

A avó e os irmãos do menino cuidam dele com respeito e carinho e não o tiram de nenhuma rotina diária. Elas não o tratam com pena. Pessoas deficientes precisam de chances e oportunidades. Precisam adquirir habilidades que facilitem o dia a dia delas e que as preparem para a vida.

Preconceito

Mohamad sofre com a frieza do pai, que tenta escondê-lo da comunidade em que vivem. O pai é viúvo e está interessado em uma jovem do vilarejo. Na verdade, ele tem vergonha da criança, que se transforma em um obstáculo para a felicidade do homem. Para o pai, o menino é culpado por todas às suas frustações.

Indiferença X Amor

O ambiente familiar em que o menino vive possui amor, à avó e os irmãos gostam muito dele, é isso facilita tanto na parte motora; pois eles o levam para todo lugar; quanto na emocional; já que gostam da companhia de Mohamad. Tudo se transforma em agente facilitador para o desenvolvimento da criança. Infelizmente com o pai de Mohamad só vemos um tratamento frio e distante. Algumas vezes no filme, ele apenas dá comandos ao menino, como “ Sente-se aí “, ou “ Fique quieto aí “, menosprezando à inteligência da criança, o tratando como um inútil.

Inclusão Social

Percebemos no filme, vários momentos de inclusão social. No começo do filme, ele se encontra em uma Escola especial para deficientes visuais. Lá está sendo preparado para ter autonomia na vida. No vilarejo, quando ele vai para a escola com as irmãs, vemos como ele é superior na leitura, e como se transforma no centro das atenções da aula. Quando o pai o leva para ser aprendiz do carpinteiro cego, Mohamad se revolta, mas aos poucos o artesão vai trazendo segurança e confiança para o menino, ensinando um pouco do que sabe à ele.

Complexidade humana

No filme, podemos perceber como o ser humano possui sentimentos contraditórios. O lado emocional do pai de Mohamad está no limite. Ao mesmo tempo em que ama o filho ele o renega. Um homem em desespero que vê o filho como um estorvo. A luta de sentimentos é uma constante. O pai na verdade também é cego, pois demonstra uma total falta de percepção do que está acontecendo ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com