TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: A cor purpura

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista Polo Rio Branco – UNIP

Curso de Bacharelado em Serviço Social

Alunos:

Deyvid Freire

Simone Rodrigues

Tema:

Resenha do Filme A Cor Purpura

Rio Branco/AC 04 de Dezembro de 2017

Deyvid Freire

Simone Rodrigues

Resenha do Filme A cor purpura

Resenha, apresentado a Universidade Paulista (UNIP), como requisito para avaliação da Disciplina Supervisão de Intervenção Profissional, do Curso de Serviço Social. Professora: Eliana Martins.

Rio Branco/AC 04 Dezembro de 2017.

Resenha do filme: Cor púrpura

O filme “cor púrpura” nos arremata para umaépoca de luta e sofrimentovivenciado por mulheres negras, onde sua dignidade, era a submição, omissão e sujeição total, não tinham direitos, a escolhas, isto ficava a critérios do pai, e apóis de casada do Marido como demonstrado no filme, Cilié é violentada pelo pai e doada como escrava para um senhor, cada vez mais calada e solitária Cilié passa a compartilhar sua tristeza em cartas. Apesar das dificuldades, ela começa a revelar seu espírito brilhante ganhando conciência do próprio valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

O filme retrata também que essas mulheres não tiveram infância á ausência da família era constante no seu cotidiano, quando em caso de excessão acontecia de parentes residirem na mesma residência, as tentativas de abuso sexual, fisica, moral entre outras, era presentes nas famílias, havia de fato essa degradação moral destas mulheres desfavorecida por uma sociedade machista, como revela o fime quando a irmã de Cilié vem morar com ela. A demonstração da falta dos Diretos dos negros era explicida, mas quando retomada a mulher negra era vergonhosa a ausêsncia desses direitos. O filme mostra também duas mulheres fortes, corajosas, de certa forma conseguiam manter-se, sem vivenciar atrocidades como Sofia e ShugAvery, mas temos a plena certeza que aotrora isso era um pouco raro de acontecer, pracaticamente impossível, se tratando de uma época onde empoderamento do homem pela mulher era predominante. As Mulheres Negras não sofrem só um tipo de maltrato, mas sim todas as violências e torturas existentes.

É uma história de mulheres fortes, pois vivenciaram coisas impensáveis, haja vista de uma sociedade que até hoje é preconceituosa, mas mediante todas as atrocidades vividas por estas, podemos tirar proveitos, que nada é impossivel quando queremos, Cilié é prova real disto, quando a mesma consegue ler e escrever, quando consegue se libertar da pior prisão existente “A prisão da alma”, quandoteve coragem de não aceitar mais a viver em um julgo, demonstração de superação, sendo um referêncial no marco histórico.Mediante toda trajétoria da história da mulher negra, observamos que com o passar do tempo e mesmo com tantas dificuldades encontradas, as mulheres negras, tem conquistado seu espaço na sociedade, mas tendo muitos obstaculos pela frente como sua cultura, crenças, trazidas pelos antepassados como negros,escravos e africanos. A cor púrpura se monstra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio, indignações e poder em uma sociedade ainda marcada pela a desigualdade de Gênero, etnias e classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com