TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sítense de Severino

Por:   •  17/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno (a): Islaneide Correa Zacarias

Matricula: 21856545

Turma: PA423 - Pedagogia

Disciplina: FEN024 - Metodologia do Trabalho Científico

Professor (a): Dr. Fabricio Valentim da Silva

SÍNTESE

Tema:

O capítulo I de o texto tratar-se sobre a “Universidade, Ciência e Formação Acadêmica”.

Tema Geral

O autor tem uma visão de mostra toda à fase da construção universitária e o desenvolvimento do trabalho na atividade cientifica acadêmica do estudante, no período do processo pedagógico do âmbito educacional no contexto atual.

Objetivo do Capitulo

O objetivo do Capitulo e apresenta o verdadeiro sentido da formação universitária e a organização das tarefas enfrentada na vida acadêmica.

Palavra Chave

Universidade. Ensino. Pesquisa. Extensão. Aprendizagem.

Ideias Principais

A ideia principal do autor é significativa na forma como os professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e de aprendizagem

Ideias Secundárias

O autor tem como ideia secundaria despertar no estudante universitário o conteúdo de ensino, aprendizagem, conhecimento e educação.

Síntese

No primeiro título o autor menciona que o ensino superior tem três objetivos que visa atingir, sendo o primeiro a formação dos profissionais de varias áreas; o segundo objetivo e a formação do cientista; e o terceiro objetivo e a consciência, por parte do estudante. Ao atingir esses objetivos, a educação superior expressa à contribuição para o aprimoramento da vida humana em sociedade.

No segundo título o autor trata-se do processo de construção de conhecimento no sentido do objeto. Na Universidade, o conhecimento deve ser construído pela a experiência ativa do estudante e o professor precisa da prática da pesquisa pela a educação.

No terceiro título o autor conceitua a importância da educação no processo mediante o qual o conhecimento se sistematiza no efeito e apoio à formação pós-graduada de seus docentes em outras instituições mediante a implantação do curso. A universidade se comprometer em investir na formação continuada de seus docentes como pesquisadores. No entanto a pesquisa básica ou aplicada, não se pode perder de vista de modo que os resultados das investigações possam se traduzir em contribuições através das atividades de extensão.

Com a implantação de escola superior no nosso país totalmente desequipadas das condições necessárias ao desenvolvimento de uma prática de pesquisa. É lamentavelmente o ensino superior, não esta conseguindo cumprir nenhuma de suas atribuições. A verdade, é que sua atividade de ensino, mesmo quando se trata de uma simples faculdade isolada, deve ser realizada sob atitude investigativa, ou seja sob uma postura de produção de conhecimento.

A universidade não e considerada Instituto de Pesquisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com