TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DO ESTADO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS DO ESTADO DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE

 CARACARAI-RR.

PINTO, DIANDRA SILVA[1]. diandra.pinto@bol.com.br

                                                Câncio, Raí  Nogueira Barata.raicancio@hotmail.com [2]

RESUMO

Este Trabalho tem como finalidade verificar quais tipos de dificuldades são encontras pelos professores de Educação Física, principalmente, em se tratando das escolas do estado, situada no Município de Caracaraí-RR. Sendo assim, tem por objetivo a realização de um estudo sobre as reais condições de infraestrutura voltadas para a disciplina de Educação Física nas escolas do Município de Caracaraí-RR. Haja vista, portanto, que instituições analisadas são voltadas ao Ensino Médio. Visando assim, destacar as dificuldades encontradas nestas instituições de ensino.

Palavras-Chave: Educação Física Escolar; estratégias educacionais; dificuldades encontradas.

1 INTRODUÇÃO

Embora se tenha conhecimento dos problemas encontrados nas escolas públicas estaduais situadas no Município Caracaraí-RR, pode-se observar que muitos destes estão relacionados com a falta de espaço físico adequado, para a prática de atividades pedagógicas. Sendo esta uma realidade constante em algumas escolas. Outras, porém, dispõem de um espaço inadequado sem estrutura condizente para a prática.

Voltando o olhar mais especificamente para a disciplina de Educação Física, quando se fala de infraestrutura nos deparamos com escolas que até o momento da referida pesquisa não havia instalações de acordo com o padrão exigido pelo MEC. Possuindo, contudo, quadras esportivas, e mesmo as que têm às vezes se limitam a atividades livres, ignorando o proveito que se pode ter acerca dessas atividades, que transmitem contribuições significativas nos três domínios da aprendizagem: cognitivo, afetivo e psicomotor.

A Educação Física dentro da escola ainda é considerada frívola, por isso tem uma carga horária diminuída, sendo prejudicada também em organização de espaço, no ambiente escolar (quadras quase sempre descobertas), utilização do refeitório ou estacionamento de carros para a aplicação de muitas aulas.

É necessário mencionar que algumas discussões realizadas no âmbito da Educação Física, sobre o espaço concreto, destinado a esta disciplina na escola não contemplam a visão da gestão educacional. Ressalta-se que a inexistência de um levantamento da infraestrutura própria da referida disciplina poderá dificultar o desenvolvimento desta, restringindo-a somente ao modelo de “desportivisação”, podendo assim afastá-la das finalidades pedagógicas inerentes ao primeiro ciclo que compõem seu currículo.

Diante do exposto foi considerada importante à realização de um estudo sobre as reais condições de infraestrutura voltadas para a disciplina de Educação Física desenvolvidas nas escolas estaduais de Ensino fundamental e Médio em Caracaraí-RR. Assim, antes de mais nada, buscou-se destacar as dificuldades encontradas nestas instituições de ensino.

  1. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A este respeito cabe salientar a concepção de que a Educação Física é tida como fundamental no desenvolvimento do ser humano, através do estudo do corpo e do movimento, contribuindo na formação global dos alunos.

De forma que sua significância consiste em possibilitar aos alunos uma concepção ampla a respeito de cultura corporal, na medida em que a Educação Física passa a ser compreendida como fruto de um meio social. Carregada, portanto, de significados e concepções de ser humano que se pretende formar, e não somente, da prática de esportes e exercícios físicos como muitos ainda pensam até os dias de hoje.

Nessa perspectiva, a Educação Física deixa de ser entendida, tão somente, como aulas de ginástica ou treinamento esportivo (como era concebida antigamente), para se tornar o estudo do corpo e do movimento. Onde, por sua vez, o ser humano compreende que o corpo pode ser utilizado como linguagem, expressando seus interesses (individual e social), bem como fazendo uma reflexão acerca desse processo. Isso viabiliza ao aluno uma apropriação dos saberes até então construídos, assim como, também uma ressignificação dos conhecimentos construídos.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs 1998, p.29):

Entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. (BRASIL, 1998)

        

A Educação Física escolar, portanto, consiste não apenas no ensino de práticas corporais e na repetição de exercícios físicos como muitos pensam. Mas, na compreensão da cultura corporal de movimento, ampliando a visão a respeito da prática corporal como resultado de transformações sociais, seja em caráter de necessidade ou de ideologias sociais.

Partindo dessa linha de raciocínio, percebe-se que a Educação Física escolar contribui na ampliação de conhecimentos do educando sobre si próprio, sobre seu corpo e sobre o mundo que o cerca. Compreendendo de tal modo, que a prática corporal é influenciada pelo meio social e cultural, sendo passível a transformações acompanhando os interesses tanto sociais quanto individuais.

A Educação Física escolar deve aproximar os alunos dos saberes referentes à cultura corporal de forma dinâmica, fazendo com que o aluno compreenda que a prática corporal também é fruto do meio social, fazendo emergir no meio escolar uma concepção diferenciada de Educação Física. Atribuindo, para tanto, devido valor e importância a essa disciplina tão esquecida, mas não menos importante no ambiente escolar.

2.1 O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPAÇO FÍSICO

A preocupação com a construção de um lugar específico para funcionar uma escola teve como marco histórico o advento da República. Neste período, um novo modelo de prédio escolar foi implantado em diferentes cantos do país. Teixeira (1971), na primeira metade do século XX, afirmava que havia necessidade de investimentos na educação, para que os sublimes objetivos educacionais fossem atingidos. Ele acreditava no papel fundamental da escola pública numa sociedade em transformação e destacou a importância dos prédios e das instalações das escolas públicas. (SILVA E COSTA, 2002; GARCIA 1997)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com