TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA NO MUNDO ESCOLAR

Por:   •  17/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

A TECNOLOGIA NO MUNDO ESCOLAR

Em Santa Catarina, professores registram conteúdos, avaliações e a freqüência dos alunos on-line e dispensam o “ Diário de Classe tradicional”.

Milena Martins Navarro– RU 1775630.

Polo Balneário Camboriú,SC.

Foi durante o ano de 2015 que a secretária do Estado de Santa Catarina implantou um novo sistema tecnológico que substituiu o tradicional  Diário de Classe, o portal Professor Online e Aluno Online, assim então, ficou mais fácil para os pais monitorarem os seus filhos. A nova ferramenta possui duas plataformas virtuais que servirão como diário de classe e histórico escolar de cada aluno. Tendo assim o registro de todos os conteúdos, avaliações e a freqüência dos alunos através deste novo sistema.

[pic 1]

Novo sistema digital é implantado nas Escolas da rede Estadual de Santa Catarina.

O novo portal é um sistema legal, que registra como foi feito aquilo que se foi planejado, devendo estar de acordo com os documentos da escola e do professor, é um ambiente que está todos os dados pedagógicos, como conteúdos das atividades, avaliações aplicadas, registro de presença, e o lançamento de notas e médias alcançadas pelos alunos, que antes eram feitos no tradicional Diário de classe.

Nele são lançados diariamente a freqüência e o desempenho escolar de cada aluno, ajudando aos professores a monitorar também o desempenho dos seus alunos nas demais disciplinas, facilitando assim, o desenvolvimento de estratégias quando for necessário para poder então, melhorar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Seu uso se dá através de senhas, os  professores, secretários, pedagogos e direção tem acesso ao sistema a qualquer tempo e lugar, possibilitando que as informações fiquem disponíveis para serem acompanhadas a qualquer tempo.

O programa será útil também para os profissionais que atuam no Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Pnoa), que trabalha na recuperação de alunos repetentes, junto a outros programas, como, Apoia, que foca em combater a evasão escolar.

O Estado acredita que trará economia de tempo de trabalho dos servidores, pois antes o processo era feito manualmente, levando horas para ser executado, o que ficou assim, mais fácil para a vida dos docentes. Pois com a implantação, o sistema visa facilitar a vida do professor em sala de aula.

O sistema já vinha sido testado por professores desde 2014, e desde então vem sendo executado com bastante sucesso. Neste ano, foi desenvolvido pelo CIASC, a pedido da Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina, o sistema para fornecer suporte ao registro de presença dos alunos em modo off-line. Assim o diário de classe em papel não é mais necessário, pois com este aplicativo, o professor facilmente fará o registro da presença e falta dos alunos sem tomar muito tempo de sua aula, o que ajuda ainda mais os professores.

O dispositivo não precisa estar conectado á internet para a realização do registro. As informações de presença são enviadas automaticamente no dia seguinte, no primeiro login do dia em que o  professor conectar á Internet, conforme explica no portal do aplicativo.

O portal também permitirá imprimir o histórico escolar, atestado de freqüência e declaração de matrícula. Os documentos só terão validade se carimbado e assinado pela secretária da escola onde o aluno se encontra matriculado.

[pic 2]

Professores podem ter acesso ao sistema de qualquer dispositivo através da rede WI-FI ou até mesmo off-line.

Como funcionam os sistemas

As duas plataformas terão dados da escola e dados das turmas com possibilidade de envio para foto. Todas as escolas podem participar, mas dependem do interesse da direção. Os alunos receberão instruções para usar as ferramentas sempre nos primeiros dias de aula do ano letivo.

PROFESSOR ONLINE

- Diário de classe ( são os registro dos conteúdos aplicados em sala de aula).

- Acesso exclusivo dos servidores, com o mesmo login usado para acessar folhas de pagamento.

- Diário Digital (freqüência dos alunos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com