TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Template Estágio Emergencial 2021

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome Completo: Bruna dos Santos Mota

RGM: 20806507

Instituição: Santana 1

Data: 16/09/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas.

Digite aqui o seu texto:

Para entender melhor a educação formal e não formal, há uma definição sobre esses termos, segundo Gohn (2006, p. 28):

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdo previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas.

Portanto, a educação formal tem um espaço próprio, ou seja, a institucionalização e disponibilização de conteúdos, enquanto a educação informal pode ocorrer em vários espaços, envolvendo os valores e culturas de vários lugares. Por outro lado, a educação não formal ocorre na troca de experiências entre os indivíduos e é promovida em espaços coletivos.

Em relação aos objetivos de cada modelo, Gohn enfatiza o conteúdo de “ensino e aprendizagem de conteúdos históricos sistêmicos” na educação formal, que prepara os indivíduos para atuarem como cidadãos ativos na sociedade. A educação informal tem como objetivo socializar os indivíduos e desenvolver hábitos e atitudes. O objetivo da educação não formal é fornecer conhecimento de mundo sobre os indivíduos e suas relações sociais (GOHN, 2006, p. 29).

        O primeiro artigo descreve sobre dois casos de alunos com diferentes deficiências em processo de escolarização, chamando a atenção para os modos peculiares de participação nas práticas educacionais, para a condição escolar, para as relações de ensino, para as possibilidades de desenvolvimento. O primeiro aluno, Gustavo apresenta síndrome de Down e deficiência intelectual, o outro aluno, Alan apresenta deficiência múltipla por sequela de uma patologia genético-neurológica, denominada síndrome de Angelman. Algumas características são: deficiência intelectual severa, incapacidade de falar, comprometimento físico acompanhado por movimentos desconexos e, quando possível, andar atáxico com desiquilíbrio. A síndrome também acarreta um quadro convulsivo bastante intensificado. No caso de Alan, são altas as dosagens de medicamentos para controle de convulsões, o que aumenta o estado de sono. Ele é cadeirante com colete e uma mesa acoplada. Não tem uma forma de comunicação estabelecida.

Libâneo (2012) analisou a política de educação do Banco Mundial adotada pelo Brasil a partir de acordos internacionais, e mostrou que, na perspectiva da hipótese de ensino humanista incorporando padrões econômicos, o diagnóstico e a tradição da homogeneidade, autoritarismo, discriminação e exclusão do modelo escolar. Com isso, a escola passou a exercer a função cuidadora de convivência de diferentes pessoas em nome de uma educação inclusiva que leve em consideração as diferenças individuais. Tendo as menores necessidades de aprendizagem como eixo do desenvolvimento humano, esta modalidade de educação econômica e técnica contextualiza o direito ao conhecimento e o papel de intermediário docente no processo de ensino. Nas palavras do autor:

[...] as políticas de universalização do acesso acabam em prejuízo da qualidade do ensino, pois, enquanto se apregoam índices de acesso à escola, agravam-se as desigualdades sociais do acesso ao saber, inclusive dentro da escola. (LIBÂNEO, 2012, p. 23).

A história de aprovação escolar de Gustavo e Alan é baseada em argumentos de idade, a necessidade de interagir com alunos da mesma idade e suposições de melhorar o aproveitamento da situação de reprovação por alunos que teriam, Em princípio, o fracasso dos alunos que podem obter o conteúdo escolar. Alunos com deficiência são aprovados não por causa das condições de conhecimento, mas por causa dos pressupostos da escola de falta de conhecimento e impossibilidade. Como vimos, Gustavo até voltou para agências especializadas. Allen, embora tenha permanecido na escola até se formar na 9ª série, ele começou a ter apenas duas aulas por semana e ficava sonolento e distraído a maior parte do tempo. O resultado do processo de matrícula dos alunos do Gustavo nos faz querer saber a localização de instituições especializadas, embora estejam listadas como serviços de apoio, complementos ou complementos na legislação, continuam recebendo e assumem que alunos que não podem ser atendidos pelo setor público são bem-vindo para garantir um processo de ensino significativo. Terceiro, seja da função de socialização de uma escola inclusiva, seja em termos de ensino homogêneo de conteúdos circunscritos em disciplinas fragmentadas, o aluno com deficiência parece continuar tornando-se responsabilidade de instituições especializadas filantrópicas e assistencialistas. A escolha da família, frente à ausência de opções, merece ser destacada não como uma opção individual, mas como um grave problema de política pública de educação.

A investigação do cotidiano escolar nos fez perceber a singularidade de cada caso. Vemos o quão positivo o aluno Gustavo consegue responder à situação de ensino, e como ele nos permite pensar em múltiplas formas de compreensão e possibilidades de conceituação, criando novos métodos de ensino que o habilitem a participar nas mais diversas aprendizagens. A forma de atividade humana. Além disso, considerando a dependência fundamental da condição de Alan, a importância da posição da outra parte na contínua significância e mediação de seu comportamento pode ser enfatizada. Portanto, as diferentes peculiaridades e formas de participação mostram que em condições escolares adequadas, a possibilidade de trabalho educativo e de desenvolvimento cultural pode ser vislumbrada na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com