TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÍTULO DA SEÇÃO SECUNDÁRIA

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

FLÁVIA DE OLIVEIRA LUZARDO

Trabalho Único Para Todas as Disciplinas com PCC: Observar, pesquisar e construir o conhecimento

DUQUE DE CAXIAS, 2021

SUMÁRIO

Opcional Exemplo abaixo 1 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA (CAPÍTULO1).................................. 16

1.1 TÍTULO DA SEÇÃO SECUNDÁRIA..........................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento que um aluno adquire ao longo de sua jornada nas escolas se dá pela associação do conhecimento prévio, juntamente com o conteúdo passado pelos professores, em sala de aula.

O conhecimento prévio, de modo simples de entendimento, é todo o conhecimento que o aluno leva para sala de aula, sem ter aprendido na escola. É uma bagagem adquirida através do da influência do meio onde vive, como o núcleo familiar, sociedade em que está inserido, assim como ambiente cultural e religioso. Um ato de conhecer implica, portanto, a cumplicidade do sujeito que o realiza. Cumplicidade no sentido de necessitar “comparecer” com seus sentidos e percepções prévias a fim de incrementá-las ou refazê-las. (STRECK, REDIN E ZITKOSKI, 2010)

Para essa troca de conhecimentos, a fim de contribuir com o aprendizado, não só de um aluno, mas de uma turma toda, há a necessidade do educador, motivar seus alunos a interagirem uns com os outros, através de atividades que saem do circuito “ler e copiar”, e faça com que estes troquem experiências com base em atividades lúdicas e rodas de conversas, de modo que os educandos se sintam motivados a participarem, e assim, tendo uma qualidade na assimilação do conteúdo aprendido em sala de aula.

2 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO

        Quando um aluno, resolve interagir dentro de sala de aula e levar o seu conhecimento prévio, o professor deve estimula-lo a mostrar sua vivência fora da sala de aula, e utilizar suas experiências para a troca de conhecimento junto aos demais colegas de classe.

        Com base nesse conhecimento prévio dos alunos, o corpo docente pode ser capaz de fazer um planejamento de aulas mais elaborado, de acordo com essa bagagem que eles já trazem, de modo a facilitar o aprendizado do conteúdo a ser ensinado. Como citado por Souza:

“...o professor precisa e, deve estar atento e perceber se há a necessidade de fazer mudanças e correções no desenvolvimento das atividades pedagógicas detalhadas no plano de aula, visto que o aluno deve ser o centro de toda atividade de ensino-aprendizagem. ”
(SOUZA, 2016, p.16)

        A busca do professor pelo conhecimento prévio de sua turma facilitará para a absorção do conteúdo aplicado em sala pelos seus alunos. E quando o tema lecionado é compreendido, podemos dizer que há um aprendizado significativo, que de acordo com Santos e Rossi (2020), é quando o aprendiz é capaz de receber novas informações e racionalizar de forma a construir uma interação com o que já se sabe previamente e o que acabou de conhecer.

Com base nesse tema de conhecimento prévio, ao se analisar a charge proposta, observa-se que a professora em questão não aproveita o conteúdo que os alunos já trazem com eles, referente as regiões do país, já que dois de seus alunos vinham de regiões diferentes (Nordeste e Sul). Ela poderia enriquecer o tema a ser ensinado com as experiências que esses alunos trazem consigo, já que conhecem algumas características das regiões de onde eles vieram, além de motivar seus educandos com aulas mais interativas e animadas. Mas preferiu seguir um caminho na qual só ela passa o conteúdo, e que nem sempre os alunos conseguem absorver, pelo fato de menosprezar a contribuição alheia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com