TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A URGÊNCIA DE PROPOSTAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Por:   •  21/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 4

A URGÊNCIA DE PROPOSTAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Este trabalho tem por finalidade, a proposição de um novo formato para a formação docente em todos os níveis de ensino, tecendo críticas ao formato atual, suas limitações e contribuições ao processo formativo do professor. Analisando as políticas sociais relacionadas a educação, vemos que a ação formativa docente se constitui em uma das mais complexas, e que para elaboração de uma ação de formação, uma serie de elementos devem ser considerados: conhecimento, o trabalho coletivo, os alunos, a sociedades, o contexto histórico, os avanços tecnológicos, a didática e as práticas de sala de aula.

O contexto destinado para este trabalho, mostra que dentre 27 professores, a maioria percebe a necessidade de atualização visto que foram formados com base em uma concepção de ensino tradicional. Diante deste contexto o objetivo geral da ação formativa é aprimorar os conhecimentos dos professores, pois diante das constantes atualizações e das novas tendências que são os avanços tecnológicos, os docentes necessitam atualizar-se de acordo com o novo modelo educacional.

Diante do contexto deste trabalho, verificou a necessidade de mudança nas políticas e praticas de formação destes professores, visando um modelo de educador flexivo, dinâmico, pesquisador e inovador.

(Tardif, Borges & Malo, 2012). Hoje é com algum desconforto que olhamos para as mudanças que aconteceram e surge a necessidade de lançar as bases para um novo modelo de formação.

Analisando os 27 professores do contexto deste trabalho, é importante ressaltar que como parte das modalidades formativas está o papel do professor como formador de cidadãos e formador de pessoas para o mercado de trabalho. As vivencias proporcionadas aos futuros professores durante a formação acadêmica, irão repercutir em sua formação e desempenho nos momentos posteriores com seus alunos. Dentro da modalidade formativa dos docentes, faz-se necessária as funções de avaliação diagnosticam que deve ser realizada no inicio de um processo, onde é possível identificar qual o estagio de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, que visa avaliar quais são habilidades e competências do estudante, e irá informar ao professor qual o método mais adequado de ensino. Suas principais características para o professor são: Sondagem, pré-requisitos, exploração, identificação, adaptação e orientação no planejamento de aulas. A avaliação Formativa, avaliação da aprendizagem que irá ocorrer durante o processo da aprendizagem.

Nesta analise verifica-se os acertos e erros, pois ambos fazem parte do processo de aprendizagem, considerando esta etapa como construção do futuro, para verificar quais são os pontos fortes e fracos deste aprendizado, significa rever as estratégias de ensino, do planejamento e das ações assertivas no decorrer de todo o ensino aprendizagem. Mudar do passado como avaliação corretiva para o futuro como avaliação contínua. A avaliação somativa que irá ocorrer no fim do Processo ensino aprendizagem, irá determinar a classificação do aluno e descrever o que o aluno aprendeu no decorrer do curso.

A didática estuda o processo de ensino no seu conjunto, e torna-se o principal conteúdo de formação pedagógica. A problemática que permeia a educação em torno da didática, consiste na dificuldade de mediar conhecimentos prático e teórico. Os professores em estudo, precisam ter pleno domínio das bases teóricas, cientificas e tecnológicas, pois é através desse domínio que ele poderá estar revendo, analisando e aprimorando sua pratica educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com