TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  18/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

uNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA 1

PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO

TAMIRES DO PRADO DE FREITAS SILVA RA: 1649120

POLO

SANTA BÁRBARA D’ OESTE – SP

2016

uNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA 1

PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO

TEMA: OBSERVAÇÃO DE AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

PROFESSORA: RAQUEL BOKUMS

POLO

SANTA BÁRBARA D’ OESTE – SP

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

3. CONCLUSÃO        

        


1. INTRODUÇÃO

A Disciplina de Prática de Ensino: Observação e Projeto, através desta atividade tem como objetivo fazer com que o aluno na prática adquirira conhecimento sobre ambientes educativos escolares e não escolares.

        

2. DESENVOLVIMENTO

Resido na cidade de Santa Bárbara d’ Oeste, interior de São Paulo. Escolhi como ponto de observação um raio de mais ou menos 1000 metros no percurso da praça central até a minha residência; neste trecho pude observar algumas unidades escolares entre elas:

  • 01 Escola Municipal de ensino infantil e ensino fundamental I,
  • 01 Escola Estadual de ensino fundamental II e educação de jovens e adultos (EJA),
  • 01 Escola Estadual de ensino fundamental II e Médio.

Também existem na região alguns ambientes não escolares, como:

  • Praça Central,
  • Estação Cultural,
  • Parque dos ipês.

Destacarei aqui o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental II e EJA “Professor José Gabriel de Oliveira”, situada na Avenida de Cillo, 67 no centro de Santa Bárbara d’ Oeste.

É uma escola de porte médio, com três turnos, que recebe alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Está equipada com 7 (sete) salas de aula, uma biblioteca, uma sala de vídeo, uma sala de leitura, um laboratório de informática, um laboratório de ciências, uma cozinha e um refeitório bastante confortável, uma quadra poliesportiva coberta onde os alunos aprendem várias modalidades esportivas como voleibol, basquete, futebol etc. Além disso a escola é bastante arborizada, fato este que proporciona a morada de diferentes aves em seu ambiente, podendo os alunos observar as variedades de pássaros e plantas.

Nas datas comemorativas os alunos apresentam peças teatrais relacionadas ao tema, onde os pais e a comunidade podem participar e verificar o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores. O grande diferencial desta escola é a integração comunidade e escola, os pais são participativos, comparecem nas atividades programadas.

3. CONCLUSÃO

Diante do exposto posso concluir que as crianças da minha região podem contar com algumas unidades escolares que oferecem uma educação de qualidade, contribuindo para a sua formação educacional e espaços que podem desenvolver atividade extra educacionais; entretanto senti a falta do aproveitamento das unidades escolares em relação aos ambientes extra educacionais onde as crianças poderiam fora do horário de aula, interagir com os colegas em um ambiente não escolar aprimorando ainda mais o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com