TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A WEB DE ANTROPOLOGIA

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

  WEB DE ANTROPOLOGIA

     Os Pcn’s ou parâmetros curriculares nacionais, são documentos que norteiam o processo de ensino e aprendizagem, dando suporte e orientações aos docentes sobre os diversos conteúdos das disciplinas escolares. Nesse documento são abordados ainda os temas transversais, um deles é o pluralismo cultural, tema este que não deve ser trabalhado em sala de aula sem uma relação com a alteridade, ainda mais em nosso país, pois o Brasil é composto de uma grande diversidade cultural, uma vez que sua nação é fruto de uma miscigenação e por conseqüência de uma mistura de crenças, valores e costumes.

       A identidade e a alteridade são outros dois pontos bem importantes no trabalho e reflexão com o multiculturalismo e a diversidade cultural, pois todos os indivíduos possuem essa identidade, que nada mais é do que  a afinidade com os costumes que o rodeiam, não quer dizer que por nascer em determinado grupo social tenho que compartilhar e estar de acordo com os hábitos comuns, a identidade cultural é justamente a forma como o ser humano se vê dentro da sociedade em que vive o sentimento de pertencer a um determinado grupo social, já a alteridade diz respeito a como esse ser enxerga o outro no mesmo meio.

       A alteridade se constitui no ato de reconhecer e respeitar o outro na sua diferença, tratando a diversidade como algo natural, dessa forma se constitui uma identidade de aceitação do outro, uma necessidade humana e social, que ultrapassa os aspectos econômicos.

       Quando o docente em seu cotidiano escolar escolhe trabalhar com essa visão de mundo (respeitando as individualidades de cada aluno quanto ao gênero, idade, aspectos sociais, econômicos, etc) ele colabora com o real sentido da educação, promovendo a empatia e a solidariedade, valores escassos na sociedade que nos circunda.

       A educação deveria ocorrer primeiro no meio social, pois lá, assim como na sala de aula, existem vários grupos e culturas.

       A antropologia vem de braços dados com a educação desde o final do século XIX, quando os antropólogos tentaram entender as razoes de tantos problemas existentes nas escolas das periferias , desde aquele tempo se sonhava em uma escola ideal.

       Essa escola ideal e perfeita ainda tem como morada nossos sonhos, porém já andamos um pouco em direção ao futuro, pois a educação passou a ser um direito de todos independente de sexo, cor ou status social, agora cabe aos educadores trabalharem com empenho e dedicação para superarmos o abismo da intolerância ao multiculturalismo e dessa forma tentar transformar a sociedade em um lugar de paz e harmonia.

REFERÊNCIAS

Capítulos 3 e 4 do fascículo .

SOUZA, Maria Elena Viana. Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação de professores: espaços para discussões étnicas de alteridade. In: Revista HISTEDBR On – line, Campinas, n.19 p.89- 100, set. 2005 –ISSN: 1676- 2584.

 

Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural: Orientação Sexual/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. - 3.ed. – Brasília: A Secretaria, 2001.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com