TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade e o campo: Aproximações e diferenças

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

NOME:

RGM:

I. Tema da aula:  A cidade e o campo: Aproximações e diferenças.

II. Dados de identificação:

Série: 3º Ano

Duração: 2h aula

III. Objetivos: Conhecer e distinguir as características do campo e da cidade e identificar a relação que há entre ambos.

IV. Conteúdos: Atividades antrópicas no campo e na cidade; comércio rural e urbano; Tecnologia industrial; características do campo e da cidade e relação entre eles.

V. Habilidade(s) da BNCC:

 EF03GE01 Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

EF03GE02 Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

EF03GE03 Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):

  • Permitir que os alunos expressem seus conhecimentos prévios sobre as características do campo e da cidade e em seguida apresentar imagens, e perguntar aos alunos qual ambiente elas representam, enfatizando as características próprias de cada um.
  •  Apresentar aos alunos a relação que há entre o campo e a cidade, abordando principalmente a questão de abastecimento agrícola comercial e tecnologia industrial.
  • Assistir o vídeo “Chico Bento em: Na roça é diferente” do canal “Turma da Monica” e discutir os pontos principais da história.
  • Pedir aos alunos para desenhar no caderno os produtos que usamos na cidade e que são produzidos no campo.
  • A professora irá realizar a leitura da fábula “O rato do campo e o rato da cidade” após isso pedir para que os alunos escrevam no caderno a moral da história.
  • E para finalizar, pedir para que os alunos dividam- se em grupos e façam recortes de imagens, em jornais ou revistas, e que estejam relacionadas ao campo ou cidade e colem em cartolinas para a exposição.

VII. Recursos didáticos utilizados: TV, computador, cartolina, tesoura, cola, jornais e revistas.

VIII. Avaliação: Participação na aula, e devolutiva das atividades propostas.

IX. Bibliografia:

 Chico Bento em: Na roça é diferente - Turma da Mônica (1990). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc>. Acesso em 22 mai 2023.

POR, I.; MORENO, C. Uma fábula de Esopo adaptada por Sílvia Moral. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.santillana.pt/files/apps/mun3/assets/ratos.pdf>. A cesso em 22 mai 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <BNCC_20dez_site.pdf (mec.gov.br)>. Acesso em: 22 mai 2023.

X. Anexos (se houver)

[pic 1]

Paisagem rural

[pic 2]

  Trabalhadores em zona rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (332.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com