TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES

Por:   •  8/1/2018  •  Ensaio  •  6.273 Palavras (26 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/PARFOR

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALINE QUEIROZ LIMA

ANA LÚCIA PEREIRA TEIXEIRA

ELIZETE ALMEIDA DE OLIVEIRA

ELIZETE RODRIGUES DE SOUZA

MAGDA NÚBIA OLIVEIRA BATISTA SILVA

MARIA APARECIDA PEREIRA LIMA

NOCIÉLIA DE SOUZA SANTANA COSTA

NOELMA SOUZA PRATES

[pic 2][pic 3]

                                                               

CÂNDIDO SALES - BA

2016

ALINE QUEIROZ LIMA

ANA LÚCIA PEREIRA TEIXEIRA

ELIZETE ALMEIDA DE OLIVEIRA

ELIZETE RODRIGUES DE SOUZA

MAGDA NÚBIA OLIVEIRA BATISTA SILVA

MARIA APARECIDA PEREIRA LIMA

NOCIÉLIA DE SOUZA SANTANA COSTA

NOELMA SOUZA PRATES

A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES

Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Pedagogia como avaliação final da disciplina Estágio e Pesquisa II, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Orientadora: Prof.ª Ms. Elisângela Andrade Moreira Cardoso.

CÂNDIDO SALES – BA

2016

1. APRESENTAÇÃO

        O presente projeto intitulado “A Literatura Infantil na formação de Leitores e Escritores” será realizado na Creche Amiguinhos de Jesus, situada à Rua Flores Dantas, s/nº, no Bairro Nova Conquista e no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Júlia Batista Leite, localizada à Rua Getúlio Vargas, nº 352, no Bairro Lagoinha, cujas instituições encontram-se na cidade de Cândido Sales - BA.

        As atividades serão desenvolvidas nas turmas A, B, C e E do Maternal I e II, nos turnos matutino e vespertino, por Aline Queiroz Lima, Ana Lúcia Pereira Teixeira, Elizete Almeida de Oliveira, Elizete Rodrigues de Souza, Magda Núbia Oliveira Batista Silvia, Maria Aparecida Pereira Lima, Nociélia de Souza Santana Costa e Noelma Souza Prates, discentes do V semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, cumprindo as exigências da disciplina de Estágio e Pesquisa II, ministrada pela professora Elisângela Andrade Moreira Cardoso. A fase da regência do estágio acontecerá no período da II unidade letiva de 2017.

        

2. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

        A construção de conhecimentos e do desenvolvimento intelectual do ser humano deve estar respaldada na prática da leitura, e a função primordial da escola está na formação do indivíduo leitor e escritor, uma vez que a escola se constitui como ambiente de acesso privilegiado para o hábito da leitura e da escrita. Para tanto, faz-se necessário a criação de possibilidades que favoreçam o processo pelo gosto da leitura por meio de histórias significativas para os alunos.

        Buscando solucionar os problemas detectados nas turmas observadas, que estão voltados para a prática da leitura e da escrita na educação Infantil, uma vez que essa questão necessita de atenção especial, bem como a disposição para desafiar esse processo em meio às possibilidades e responsabilidades de todos os atores envolvidos. Como forma de solucionar tais problemas, serão utilizadas histórias que fazem parte do acervo bibliográfico de Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ana Maria Machado na intervenção do Projeto, partindo do mundo da criança, de suas vivências e do adaptar-se ao meio escolar, de maneira adequada.

        Leitura e escrita são práticas promissoras, mas os educadores devem gostar de criança e do que fazem e, embora este seja um grande passo, não basta para dar conta do desenvolvimento das habilidades necessárias desse público infantil. Para superar ou mesmo minimizar as diferenças pertinentes à aprendizagem inicial da leitura e da escrita e evitar os eventuais fracassos que os métodos em si não são capazes de contornar, estabeleceu-se alguns requisitos neste projeto de intervenção, como os aspectos perceptuais e motores que se aliam ao domínio significativo da linguagem oral e privilegiam o universo literário, propiciando maturidade, desenvolvimento e sucesso entre os leitores e escritores, principalmente da Educação Infantil.

        Ao elaborar e definir as ações e atividades, tendo por base as competências necessárias que devem ser garantidas nas etapas iniciais da leitura e da escrita e ao trabalhar a construção dessas competências, acredita-se que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do projeto, de identificar textos literários infantis, bem como sua aplicabilidade social. Espera-se que em meio a realização desse projeto o aluno seja beneficiado por meio de estímulos e participações que resultem na melhoria substancial de suas produções em sala de aula, que podem influenciar satisfatoriamente, nos resultados de seus estudos a curto e longo prazo, uma vez que a leitura é um exercício que desenvolve a linguagem oral e escrita e contribui para a autonomia da criança, tornando-a um sujeito reflexivo e crítico, conhecedor de mundo e sujeito participante do processo educativo e do meio social.

        Partindo desse princípio, entende-se que a leitura deve ser vivenciada a partir da Educação Infantil, pela interação da criança com sua personalidade e personagens e, além de favorecer o desenvolvimento das emoções e das relações afetivas, a leitura atua como primeiro passo para a ampliação das habilidades na formação de um adulto leitor, capaz de fazer inferências, entender e interpretar qualquer texto.  

Na perspectiva de sanar alguns problemas concernentes à leitura e escrita encontrados em sala de aula é que a elaboração desse projeto se justifica, cuja finalidade consiste em despertar no aluno o gosto pela leitura e pela escrita, de forma dinâmica e lúdica, com base em literaturas infantis que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento do senso crítico diante das situações vivenciadas cotidianamente, presentes nas histórias infantis de Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ana Maria Machado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (369.8 Kb)   docx (163.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com