TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição do Estágio Supervisionado: a teoria e a prática na formação do Pedagogo”

Por:   •  21/8/2017  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

“A contribuição do Estágio Supervisionado: a teoria e a prática na formação do Pedagogo”

A formação do docente terá uma grande influencia no processo de ensino e aprendizagem dos seus futuros alunos. Portanto, esse educador precisa ter uma boa formação na qual a teoria e prática estejam presentes. Os cursos de formação precisam oferecer, além de conhecimentos científicos, atividades práticas sob forma de estágio, como também o próprio estágio supervisionado que articule teoria e prática.

O estágio supervisionado possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos e organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Dessa forma, trazendo uma aproximação das realidades escolares, na qual proporcionará aos alunos experiências e desafios nos quais enfrentaram em seu meio profissional.

Os pedagogos devem ainda ter uma formação que prepare-o para o exercício coletivo da docência e da gestão, diante disto os estágios supervisionados precisam atender as demandas dos curso.  A integração entre a teoria e a prática é exigência do processo de formação do pedagogo. Daí a necessidade de que o currículo envolva um contínuo e permanente processo de prática de ensino, entendida esta como mediação entre o ensino e a aprendizagem no âmago do qual o fazer concreto, orientado pelo saber teórico, possa integrar e consolidar a formação do profissional.

2- estagio

 O objetivo do estagio, segundo Santos (2005) é ser a construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos professores. Sendo assim a construção de conhecimentos relacionados à docência não apenas nas teorias do curso, onde a pratica se torna a aplicação desses conhecimentos teóricos.  Se assim fosse, o estágio terá a função de avaliar se os conhecimentos construídos ao longo do curso foram absorvidos.

Segundo Ana Maria Freire (2001), o estágio permite a aproximação do futuro campo de atuação, promovendo então a aquisição do saber., no qual é saber fazer e julgar as consequências da ação pedagógica e didáticas desenvolvidas no dia a dia do pedagogo.  Ainda discorre sobre as experiências vivenciadas na escola, com os alunos, com as situações cotidianas do processo de ensino e aprendizagem. Onde “cria condições para a realização de aprendizagens que podem proporcionar a aquisição de saberes profissionais e mudanças, quer nas estruturas conceptuais, quer nas concepções de ensino” (FREIRE, 2001, p. 2)

Para muitos graduandos o primeiro contato com o futuro campo de trabalho é através do estagio supervisionado, onde  logo percebem o desafio de estar em uma sala de aula, no só este mais outros como ministrar aulas, dialogar com os demais professores, com os alunos, exercer o ato de ensinar, e praticar a decência. É através desse primeiro contato que os formandos perceberam que a escola é viva, na qual existem peças nas quais se movimentam, os alunos correm, brincam, fazem perguntas, algumas vezes interessados ou não na aprendizagem, entre outros.  

Ao acontecer esse encontro da teoria (estagiários) e pratica (exercício da profissão) não é tão confortável, os futuros pedagogo chegam a escola com os conhecimentos teóricos prontos para exercer a praticas com eles. O que acabam encontrando, muitas vezes, são alguns professores desmotivados e desacreditados com a profissão, onde de algum modo acabam desmotivando o estagiário.  Outro dilemas surgem com a descoberta de quais teóricos, qual linha de pensamento seguir, quais metodologias serão apropriadas. Diante dessa nova realidade surgem diversos questionamentos, como proceder com terminada turma, seá que haverá aceitação por parte dos alunos, desconhecimento das realidades sociais e históricas de cada criança. São muitas variantes os desafios da escola comtemporânea, desde modo é necessário que os estágios esteja atento a diversidade de informações, para que não perca de aprender significadamente com as vivencias.

São muitas as variantes e os desafios da escola na contemporaneidade. O estagiário se não estiver atento e sensível a estas diversidades de informação poderá perder a oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse processo tão dialético que é a educação. Além disso, cortar o vínculo com o que foi planejado na academia em determinado momento, torna-se mais um dilema, pois ele foi preparado para desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação

Por fim, os conhecimentos tanto acadêmico como profissional em que se adquiri no estagio necessitam de constantes reconstruções e renovação, na qual seja capaz de se adaptar em diversas situações, e ter discernimento para esclarecer e compreender problemas que cercam as ações pedagógicas. “exigem do profissional reflexão e discernimento para que possa não só compreender o problema como também organizar e esclarecer os objetivos almejados e os meios a serem usados para atingi-los” (TARDIF, 2002, p. 42).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com