TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criança de seis anos no Ensino Fundamental: Considerações Iniciais

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo do Capílulo 2

A criança de seis anos no Ensino Fundamental: Considerações Iniciais.

1) Leitura

2)Questões reflexivas:

1) Como a infância é percebida na sociedade contemporânea? ( Voltem o olhar para a Sociedade Brasileira?)

R: Nos tempos de hoje a criança tem tido muitas desvantagens, pois ela precisa se adequar a uma infância que beira a um mini adulto, pois a criança de hoje não tem mais as oportunidades das crianças de umas décadas passadas; no que se refere a brincadeiras, pois no passado as crianças tinham tempo, e com esse tempo se divertiam, interagiam com outras crianças , não tinham tantas atividades e ocupações. Saudades dos velhos tempos, das brincadeiras de roda, de corda, de esconde-esconde. (Como cita Teles).A criança contemporânea tem uma infância cheia de responsabilidade, voltada para o estudo, cheia de atividades, é um adulto em miniatura, que tem na maioria uma relação com adultos, e adultos bem ocupados, é preciso sim um ensino de qualidade, mais também é necessário que essa criança tenha uma vida plena em todos os sentidos.

2)Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático-pedagógico com as crianças.

R: Os pressupostos que são apontados pelo mec, são teoricamente de que a criança que entra mais cedo no ensino fundamental, tenha um melhor ensino de qualidade, fato é que para que isso acontecesse seria necessário: - reorganizar o cotidiano escolar no que diz respeito as atividades realidade relacionadas ao tempo e ao espaço.

- Uma sequência básica de atividades diárias, respeitando a individualidade de cada aluno.

-Considerar o aluno em todos os aspectos.

- Trabalhar com projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com