TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público: Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.

Por:   •  25/3/2020  •  Artigo  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

Sequência didática 1

Componente curricular: Ciências

Público

Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.

Tempo de trabalho

3 aulas.

Conteúdo trabalhado

Esta sequência propõe a observação do céu, para refletir sobre os diferentes astros do Universo, e a observação e discussão de imagens para explorar os astros que compõem o Sistema Solar, com enfoque na diferenciação de planetas rochosos e gasosos.

Objetos de conhecimento desta sequência

  • Características da Terra.
  • Observação do céu.

Aula 1

Nesta aula, os alunos vão observar o céu no período diurno e identificar os astros que podem ser vistos durante o dia.

Habilidades desenvolvidas nesta aula

EF03CI08 – Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Plano de aula

Organização do espaço de aprendizagem

Os alunos devem ser encaminhados a um espaço aberto, como a quadra ou o pátio da escola.

Preparação do material

Caderno para anotações; folhas para desenho; lápis; borracha.

Tempo da atividade

15 minutos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre astros e os períodos em que eles são visíveis no céu.

15 minutos para observar.

15 minutos para expor ilustrações e organizar um registro.

Etapas da aula

Introdução [15 minutos]

Converse com os alunos sobre os astros, pedindo que comentem o que já sabem sobre o tema. Pergunte a eles se é possível observar algum astro no céu e se isso pode mudar de acordo com o período do dia. Observe se os alunos conseguem reconhecer o Sol, a Lua, alguns planetas e outras estrelas como astros que podem ser observados no céu em diferentes períodos do dia.

Desenvolvimento/aprofundamento [15 minutos]

Explique que, nesta atividade, eles deverão descrever os astros observáveis no céu durante o dia. Encaminhe os alunos ao pátio ou à quadra. Diga que prestem atenção em tudo o que pode ser observado no céu e que desenhem esses elementos em seus cadernos. Discuta com a turma sobre a diferença entre nuvens, aeronaves e outros corpos que estão na atmosfera do planeta, e os corpos celestes, que se encontram muito distantes da Terra.

Muito provavelmente, o único astro visível no céu durante o dia será o Sol, mas também é possível, em determinados dias e horários, que a Lua esteja visível no período diurno. Procure orientá-los na descrição do formato e das características dos corpos celestes observados.

Finalização [15 minutos]

Retorne à sala de aula e verifique os registros dos alunos. Converse com eles sobre o que foi observado e retome as considerações iniciais sobre os astros. Problematize o fato de que, mesmo sabendo que existem vários astros no céu, durante o dia conseguimos enxergar apenas o Sol e, de vez em quando, a Lua. Peça que expliquem essa constatação apresentando hipóteses e argumentos.

Sistematização

Construam uma conclusão coletiva de modo a compartilhar a noção de que o brilho do Sol durante o dia nos impede de enxergar outros corpos luminosos no céu. Peça aos alunos que registrem a conclusão no caderno.

Aula 2

Nesta aula será abordado o Sistema Solar, com enfoque nos planetas rochosos.

Habilidades desenvolvidas nesta aula

EF03CI07  Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

EF03CI08 Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Plano de aula

Organização do espaço de aprendizagem

A atividade não requer uma organização específica.

Preparação do material

Imagens dos planetas rochosos; caderno; lápis de escrever.

Tempo da atividade

10 minutos para debater conceitos e resgatar conhecimentos prévios dos alunos.

15 minutos para apresentar os planetas rochosos aos alunos.

20 minutos para que os alunos desenhem e registrem dados sobre esses planetas.

Etapas da aula

Introdução [10 minutos]

Retome com os alunos a discussão da aula anterior sobre os astros. Aborde os astros que são visíveis no céu noturno. Complemente a conversa, explicando que o Universo é formado por bilhões de galáxias, que, por sua vez, são formadas por bilhões de astros. Explique que uma dessas galáxias é a Via Láctea, onde se localiza o nosso Sistema Solar, composto de vários planetas que giram em torno do Sol, inclusive a Terra.

Desenvolvimento/aprofundamento [15 minutos]

Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre planetas e deixe que se expressem. Então converse com eles sobre os planetas rochosos. Explique que esses planetas são formados basicamente por rochas e que suas formas de relevo são bem definidas. No caso do Sistema Solar, os planetas rochosos são os menores, têm temperaturas mais altas e estão mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Mostre um esquema do Sistema Solar, identificando a posição relativa dos planetas rochosos. Se julgar interessante, mostre também imagens dos quatro planetas rochosos e explique as características de cada um:

  • Mercúrio: É o menor dos planetas do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. Sua superfície apresenta vales de lava e grandes crateras. É cerca de 40% menor que a Terra e sua atmosfera é quase inexistente. As temperaturas em Mercúrio variam de 427 oC de dia a –173 oC à noite.
  • Vênus: Conhecido popularmente como Estrela d’Alva ou Estrela da Manhã, é o segundo planeta em ordem de afastamento do Sol e o mais próximo da Terra, além de ser o mais brilhante do Sistema Solar.
  • Terra: Tem 4,5 bilhões de anos e está a uma distância perfeita do Sol para apresentar água em estado líquido e uma temperatura média de 15 oC, fatores que ajudaram no aparecimento e na manutenção da vida. Mais de 70% da superfície terrestre é coberta de oceanos. Possui um único satélite natural, a Lua.
  • Marte: É o quarto planeta do Sistema Solar e o último dos rochosos, tem uma atmosfera dominada por dióxido de carbono, uma temperatura média de –63 oC e dois satélites naturais: Phobos e Deimos; assim como a Terra, Marte tem quatro estações e uma superfície com planícies, zonas montanhosas e marcas antigas de leitos de rios.

Finalização [20 minutos]

Explique aos alunos que os planetas rochosos são os mais próximos do Sol e isso está relacionado com a formação do Sistema Solar: nesse processo de formação, alguns materiais ficaram mais próximos do Sol e deram origem a esses planetas.

Sistematização

Escreva na lousa as principais características de cada planeta rochoso e peça aos alunos que as registrem no caderno e ilustrem os planetas rochosos. Se possível, peça que façam uma figura legendada, apontando características do planeta desenhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com