TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Por:   •  22/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE FRANCA-PÓLO COXIM

Relatório Estágio Supervisiona        do no Ensino Fundamental anos iniciais

ALÉXIA PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS- RGM 18402321

PEDAGOGIA- 4º SEMESTRE

   Coxim-MS

2019

UNIVERSIDADE DE FRANCA-PÓLO COXIM

Relatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental anos iniciais

[pic 2]

COXIM-MS

2019

Sumário

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA1
  2. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA 2
  1. INTRODUÇÃO3

3.1-REFLEXÕES SOBRE ESTÁGIO OBSERVADO E PARTICIPAÇÃO......................4

3.2- AVALIAÇÃO CRÍTICA6

4- FOCOS DE OBSERVAÇÃO...............................................................................................7

 

4.1– INFOMAÇÕES SOBRE OS PROFESSORES..............................................................8

4.2-PERFIL DOS PROFESSORES........................................................................................8

 

4.3- FOCO CIÊNCIAS NATURAIS E QUESTÕES COTIDIANAS.................................9

4.4- FOCOS ARTES E O LÚDICO.......................................................................................9

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. – Caracterização da escola:

Nome: EE Semíramis Carlota Benevides da Rocha (escola pública).

Endereço: Av. Otacílio Severo dos Santos;  nº 1160.

Bairro: Piracema– Coxim-MS

CEP: 794000-00

Telefone – (67) 3291-2421

Dependência administrativa: Secretaria Municipal de Educação.

Nome da Diretora da Escola : Silvana Tereza Vendruscolo.

1.2– Estrutura Física da Escola:

        A escola tem duas unidades, sede e extensão. Uma unidade está localizado na Avenida Otacílio Severo dos Santos João n° 1160, no bairro Vista Alegre, Secretária Municipal de Educação(SEMED).

Atualmente a escola funciona com 34 funcionários, para atender 180 crianças em período matutino e vespertino, a escola atende do 1º ano ao 9º ano (ensino fundamental).

   A escola é ampla, salas grandes com banheiros interno, uma sala de vídeo, secretaria, sala de professores, diretoria, refeitório, parquinho, um pátio com calçadas para melhor utilização das crianças pequenas. As salas são bem arejadas com ar condicionados. Atualmente possui 154 alunos matriculados.

O corpo de trabalho da escola, é formado grande parte por professores efetivos, com graduação e especialização especifica para atuar na ensino fundamental.

  1. Introdução

           Neste  relatório  explicarei  a  forma  como  foi  desenvolvido  o  estágio

supervisionado no ensino fundamental,  tendo como objetivo   conhecer a realidade

 dentro  da escola, e observar como  os  professores ,

diretores, e os demais funcionários se interagem dentro desta instituição e  a forma didática com que ensinam os alunos, e trabalham no âmbito escolar.

A  importância  deste  estágio  é  avaliar  e  compreender  o  trabalho   no ensino fundamental  para  futuramente  termos  conhecimento  e  compreensão do mesmo. A metodologia  bibliográfica  usada  teve como referencial teórico : livros didáticos  e observações na escola estagiada.

    O presente estágio de docência no Ensino Fundamental teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

3.1- Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

 

O estágio foi realizado desde do 1º ano até o 4º ano, iniciou-se dia 15/04/19 a 05/06/19. Me disponibilizei a auxiliar cada professora. Com intuito de colocar em prática meu trabalho de pedagoga. Observei que cada uma tem seu perfil e sua didática.

   Ao chegar na escola fui recepcionada pela senhora Iraci Barbosa de Moura, coordenadora pedagógica responsável pelo estágio, fui levada até a sala de aula onde pude realizar meu estágio.

      Cada sala é composta por uma professora regente, professora de artes, professor de educação física e professor de ciências (até o 5ºano). Inicia-se o dia com música e brincadeiras lúdicas onde os mesmo estimulam as crianças através de gestos e sons. As crianças na aula de educação físicas são levadas para o pátio da escola onde brincam e interagem entre si se socializando uns com os outros. Após segue-se a rotina da sala. O estágio teve a duração de 101 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula.  Pude passar por todas as turmas. Do 1º ano ao 4ºano. Meu espaço de estágio foi do 1º ao 4ºano. Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquelas turmas, dentre elas as aulas de artes, ciências e educação física. Quando iniciou o estágio elas estavam terminando uma atividade na qual a mãe e o pai de cada criança com dia agendado faziam memória da história da criança desde a concepção até os dias atuais com fotos, objetos, roupas, brinquedos e acessórios. O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. As salas são organizadas por espaços dentro de um mesmo ambiente onde as crianças ao seu tempo desenvolve várias atividades e habilidades.  Os espaços possuem cada um uma característica diferente que estimula à leitura, imaginação, criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (354.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com