TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criança e a Educação Básica

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

A criança e a Educação Básica

"Ser criança é tornar-se livre. A criança é pura espontaneidade, necessidade, liberdade, não sente culpa, não tem malicia, é inocência e sua vida consiste em brincar. Ser criança é não guardar mágoa, esquecem o que fazemos a elas. Elas vivem na volúpia do momento, são seres que não conhecem o tempo, vivem dia-a-dia, hora-a-hora. São seres extraordinários, que sempre falam a verdade.”

Sabemos que a criança sempre existiu, mas antigamente ela era vista como um adulto em miniatura

A criança é um sujeito que interage com o ambiente e as pessoas ao seu redor por meio de brincadeiras, e para que isso fosse reconhecido, houve uma grande caminhada. Hoje ela é entendida como construtora de sua vida, conhecimento, cultura e de sua identidade.

As crianças precisam de educação e cuidados, estes devem ser oferecidos por adultos, e dessa forma seus direitos serão assegurados. Elas têm direito de ter alimentação, moradia, educação de qualidade, direito de pertencer a uma família.

Como educadores, defendemos que a criança deve ter uma educação que contribua para seu desenvolvimento social, fisico e intelectual e isso deve ser oferecido desde a Educação Infantil. Esta por sua vez, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo a elas a construção de conhecimentos, assim como o direito à saúde, respeito, proteção, liberdade, brincadeira e interação com outras crianças.

A Educação Infantil deve garantir uma educação de qualidade, combater o racismo e as discriminações de gênero, étnico-raciais e socioeconômicas, ter atenção a possíveis formas de violação da dignidade da criança dentro e fora da escola.

Após a experiencia na Educação Infantil, a criança passa para o Ensino Fundamental, que desde 2006 é de 9 anos.

O Ensino Fundamental é obrigatório e gratuito, quando em escolas públicas e seu objetivo é a formação básica do cidadão

De acordo com o MEC, os objetivos do Ensino Fundamental de 9 anos são:

’...melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica; estruturar um novo Ensino Fundamental para que as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade; assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento.’

(site InfoEscola)

O Ensino Fundamental de nove anos ampliou o tempo dos anos iniciais, de quatro para cinco anos, para dar à criança um período mais longo para as aprendizagens próprias desta fase, inclusive da alfabetização.

Referências Bibliográficas

Educação Infantil – Fundamentos e Métodos (OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de)

Ensino Fundamental de Nove Anos ( BRANDÃO, Carlos da Fonseca e PASCHOAL, Jaqueline Delgado)

http://www.infoescola.com/educacao/ensino-fundamental/ (Acesso em 05 de Abril de 2015)

https://filosofonet.wordpress.com/2012/08/07/nietzsche-por-que-devemos-nos-tornar-criancas/ (Acesso em 05 de Abril de 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com